
Publicada em 02/07/2025 às 13h45
Porto Velho, RO – O ex-secretário da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, publicou nesta quarta-feira (2) uma carta aberta em resposta às declarações feitas pelo governador Marcos Rocha, do União Brasil, durante a primeira parte da entrevista ao podcast Resenha Política, exibido em 1º de julho de 2025. O governador havia mencionado o nome de Lopes ao comentar a saída de ex-integrantes do governo, afirmando que ele é “um cara decente”, embora tenha admitido que o ex-secretário pode ter assinado algo “sem querer” durante sua atuação pública.
"Cara maravilhoso, educado, responsável", disse o governador sobre o ex-comandado Júnior Lopes / Reprodução
“Ele pode, na boa vontade, ter assinado alguma coisa que, na verdade, ele não queria, já que vem tudo em bloco. Já viu como é que é? Vem em bloco”, declarou Rocha durante a entrevista.
Horas depois, Júnior Lopes compartilhou um texto nos stories do Instagram em que afirma ter sido vítima de uma injustiça, agradece ao governador pela fala e diz que enfrentou um período de sofrimento pessoal e familiar. “O que eu passei foram dores enormes que chegaram até o limite”, escreveu. Ele também agradeceu pela “convicção” expressa por Marcos Rocha. “Obrigado por ter convicção de quem é o Júnior Lopes, pois no fundo até os maldosos sabem que o que eles falaram contra mim era fruto de uma mentira que eles mesmos não aceitaram no que falam”, afirmou.
Lopes ocupava o cargo de secretário da Sejucel quando foi preso em 13 de dezembro de 2024, durante a primeira fase de uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de Rondônia. As investigações apuram suspeitas de fraudes e falsidade ideológica em contratos públicos voltados a eventos culturais, como a Expovel, com valores que somariam R$ 13 milhões. Ele foi exonerado no dia seguinte.
Dez dias após a prisão, em 23 de dezembro de 2024, o Tribunal de Justiça de Rondônia concedeu habeas corpus determinando a soltura de Lourival Júnior de Araújo Lopes, conhecido como Júnior Lopes. A decisão foi assinada pelo desembargador de plantão e o processo seguiu sob sigilo.
Na carta publicada, o ex-secretário se defendeu das acusações. “Nunca fiz nada de errado, e nunca peguei um centavo de nada, e por isso estou em paz”, escreveu. Em outro trecho, completou: “Fui um homem íntegro na minha vida pública, governamental e profissional.”
Ele também citou sua trajetória como jogador de futebol, com 27 anos de carreira, e disse que sua passagem pela gestão estadual se deu por mérito. “Nunca imaginei um dia estar num posto importante dentro de uma gestão pública. Mas eu entrei por méritos, nunca por dinheiro ou politicagem”, afirmou.
Ao final da publicação, Júnior Lopes agradeceu novamente ao governador Marcos Rocha. “Obrigado por tudo que o senhor me ensinou, obrigado pela sua amizade, pela sua confiança”, concluiu.
Leia abaixo a íntegra da carta.
"Governador, @demarcosrocha
Sei que sabe da tamanha da importância da sua fala para minha vida, mesmo por esse momento ao fundo do meu coração pois o que eu passei foram dores enormes que chegaram até o limite, vi minha família sofrer demais, vi gente afastar, vi meus filhos chorando na frente por injustiça absurda, pessoas que eram próximas uma hora ali outra hora distante e por aí vai, mas cheguei aqui e por tudo isso sem nenhuma pergunta própria de cara desta injustiça, vi uma carta de 27 anos de carreira como jogador de futebol profissional com muitas participações em clubes, inclusive fora do Brasil, não chuto os meus sonhos e sim chuto a real verdade que sei quem sou, um homem de fé nos princípios de nosso Senhor Jesus, minha família, minha fé, minha integridade, e todos os fardos me testaram, mas fui firme, porque sei que o mundo interior deste país e o mundo externo do país se parece em poucas ações e poucos que querem fazer o bem de verdade, mas quero dizer que Deus colocou meu caráter por inteiro que dentro de um campo de futebol joguei por amor e fui um pessoa simples que nunca desejei mal a ninguém, sempre fui um irmão para muitos que estavam ao meu lado, um ser humano e ainda sou, e fui vítima de uma injustiça que doeu na alma, porque quem sabe quem sou, sabe que sou temente a Deus, sei que muitos não sabem como eu fui atingido, mas minha fé me fez caminhar e seguir de pé e hoje posso dizer que fui forte porque Deus foi fiel, e minha esposa, meus filhos, minha mãe, minha sogra, meus amigos que são muitos que me conhecem de verdade sabem quem sou, pois nunca fiz nada de errado, e nunca peguei um centavo de nada e por isso estou em paz, sei que meu silêncio foi um grito, e todos que se afastaram me fizeram crescer, e os que me acolheram jamais vou esquecer, obrigado a todos que foram me ouvir, sei que foi um tempo doloroso, mas como tudo na vida, a fé me fez ver que fui testado, mas sai mais forte, sei que ainda terei uma família que me sustenta e amigos que torcem por mim, e sei que o tempo de justiça chegou, gratidão por tudo, que Deus honre abundantemente em nome de Jesus e lhe dê forças para prosseguir pois eu depois de todos estes caos que passei, somente agradeço que estou conseguindo sorrir novamente e aliviar meu coração, as pessoas não têm ideia do que é uma injustiça, calúnia difamação acusa na vida dos outros, eu sei pois o senhor falou, obrigado por ter convicção de quem é o Junior Lopes, pois no fundo até os maldosos sabem que o que eles falaram contra mim era fruto de uma mentira que eles mesmo não aceitariam no que falam.
Então é isso, obrigado sou um homem íntegro na minha vida governamental e profissional.
Então é meu agradecimento e estou sendo apedrejado por que eu estou aqui dizendo para o senhor que gratidão é o que carrego no meu coração porque tudo que fiz e que faço de tudo pelo poder público é porque sei que posso fazer muito ainda.
Agradeço a eternamente aquele que me ensinou, que me ajudou, e como o senhor disse, são os bons ou seus amigos que você ajuda que depois aparecem com espinhos, mas eu nunca fui e nunca serei um espinho em sua vida, pois o que me ensinou eu jamais vou esquecer.
E sei que todos os falsos gritos, injustiças e as deboches, sei que todos esses foram gritos de desespero para me parar, mas minha fé, minha família, até os loucos mais fortes fui e sou de uma única verdade que é a justiça. Obrigado por tudo @celmarcosrocha de coração.
Estou à disposição."
Comentários
Seja o primeiro a comentar!