
Publicada em 19/06/2025 às 11h29
Volta – Após o sufoco de passar por momentos de extrema tensão com a guerra Iran-Iraque, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União) junto com os demais integrantes do Consórcio de Governadores do Brasil Central, está na Jordânia preparando o retorno para o Estado. Foram dias de sufoco em Israel devido aos ataques do Iran, inclusive os membros da comitiva tiveram que ficar em abrigos especiais. O trabalho do embaixador na Jordânia foi elogiado pelos membros da comissão, e da embaixada do Brasil em Israel a cargo do ministro conselheiro Fábio Faria. Rocha deve respirar fundo, pois na próxima semana terá que decidir sobre assuntos políticos-administrativo, dentre eles as trocas de farpas entre o chefe da Casa Civil Alias Rezende e o vice-governador Sérgio Gonçalves.
Federal – A Polícia Federal de Rondônia (PF), nossa polícia de elite tem nova superintendência em Rondônia, Foi em empossada para o mais importante cargo da PF no Estado Fabiana Martins Machado em solenidade que aconteceu no início da semana no auditório do Ministério Público do Trabalho em Porto Velho. “Rondônia é um grande desafio, diante da complexidade da região e dos crimes que enfrentamos, mas é também uma honra liderar um efetivo comprometido, capaz de superar as adversidades e entregar resultados de excelência”, disse Fabiana. O diretor geral da PF, André Rodrigues, alertou sobre os “enormes desafios que essa missão impõe, especialmente em uma região de fronteira. Mas também sabemos que contamos com servidoras e servidores comprometidos, que, com profissionalismo e dedicação, fazem da Polícia Federal uma referência no combate à criminalidade e na defesa do meio ambiente”.
Índios – O Programa Rondônia Cidadã, do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Mulher, da Família e da Assistência Social (Seas) foi aplicado no último final de semana na comunidade indígena Pacaás-Novas, na região de Guajará-Mirim. Foram aplicadas ações na área de saúde, inclusive serviços odontológicos, emissão de documentos, assistência jurídica, previdenciária, atividade de recreação. O Rondônia Cidadã foi idealizado pela primeira dama e titular da Seas, Luana Rocha, e criado através de Lei pelo governador Marcos Rocha simplificando e agilizando o atendimento a comunidades carentes em áreas fundamentais como saúde, social, segurança. O programa já atuou em 74 localidades (capital e interior), e nas 108 edições contabilizou 147.129 atendimentos, números que destacam a importância do programa.
Barco- Na noite do dia 30 de abril misteriosamente afundou o barco hospital Walter Bártolo, no Rio Mamoré, que prestava serviços ao povo ribeirinho. Caso misterioso, porque o barco estava atracado em um porto no Rio Mamoré e afundou levando consigo um investimento superior a F$ 4 milhões, ainda na época do ex-governador Confúcio Moura (MDB), hoje senador. Somente agora, no início deste mês de junho é que estão sendo feitos os procedimentos de resgato do micro hospital marítimo, fundamental para quem depende de o único atendimento de saúde eficiente. A recuperação deve ser priorizada, mas também a responsabilidade de como um bem tão importante do Estado simplesmente afundar sem que se saiba o motivo passados quase 60 dias. Resgatar o barco é fundamental, mas é necessário saber como ocorreu o intrigante “incidente” de um barco-hospital, atracado em um porto afundar. Onde estavam os seguranças do porto, do barco?
Feriado/Facultativo – Os órgãos públicos em Porto Velho, seja municipal, estadual ou federal não funcionam hoje e nem na sexta-feira (20), Sexta-Feira Santa. Os governos estadual e municipal decretaram Ponto Facultativo nos dois dias e só estão funcionando os serviços essenciais. Apesar do ponto facultativo, os moradores de Porto Velho não sentem muita diferença, pois quase tudo funciona regulamente. Nos domingos e feriados é possível fazer compras sem nenhum problema em todo o comércio, tanto na área central como nas Zonas Leste e Sul, de enorme movimento comercial. As portas dos estabelecimentos estão abertas normalmente até por volta das 14h e, nos dias de ponto facultativo, como hoje e sexta-feira é possível comprar de tudo, ou quase tudo na Capital de Rondônia,
Respigo
Rondônia que, infelizmente, se destaca entre os Estados recordistas em agressões contra as mulheres está muito bem representado em nossas polícias de elite, a Federal e a Rodoviária Federal. Fabiana Martins assumiu esta semana a PF no Estado e, desde 2023, Luciana da Silva Alves é a superintendente da PRF em Rondônia +++ As apostas da Quina de São João, que tiveram início no dia 19 de maio serão encerradas no próximo dia 28, quando ocorrerá o sorteio, às 19h (Brasília). A previsão é de um prêmio de R$ 230 milhões, que não será acumulado +++ Hoje, Dia de Corpus Christi é feriado nas seguintes capitais, Maceió (AL), Macapá (AP), Salvador (BA), Vitória (ES), Cuiabá (MT), Campo. Grande (MS), Belém (PA), Curitiba (PR), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Aracaju (SE); facultativos: Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Manaus (AM), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Fortaleza (CE).
Comentários
Seja o primeiro a comentar!