
Publicada em 12/05/2025 às 09h01
Governo Lula rejeita classificar PCC e CV como organizações terroristas
CARO LEITOR, semana passada, uma comitiva estadunidense liderada pelo chefe interino da coordenação de sanções do Departamento de Estado dos EUA, David Gamble, em visita ao país, pediu a autoridades brasileiras para classificar as facções criminosas brasileiras: Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), como organizações criminosas. Sabiamente, o governo do presidente Lula (PT) rejeitou a proposta de interlocutores do presidente Donald Trump (Republicanos). Segundo Gamble, o FBI já identificou a presença das duas organizações criminosas em 12 estados estadunidenses, incluindo Nova Jersey, Flórida e Nova York. Mediante argumento, o desejo da comitiva dos EUA de designar o PCC e o CV como terroristas, daí permitiria que os EUA aplicassem sanções mais severas contra essas duas organizações criminosas com base na legislação estadunidense antiterrorismo.
Rejeitou
O governo Lula (PT), repito, rejeitou sabiamente a proposta de David Gamble de classificar o PCC e CV como organizações terroristas, argumentando que o sistema legal nacional não enquadra as duas organizações criminosas como organização terrorista, uma vez que suas atividades não têm motivação ideológica.
Ideológicas
O PCC e o CV não têm motivações ideológicas, a exemplo dos grupos terroristas Al-Qaeda, Estado Islâmico, Boko Haram, Talibã, Hezbollah, Hamas e Jihad Islâmica. Diferentemente, o PCC e o CV são organizações criminosas voltadas para atividades ilícitas no Brasil e merecem ser combatidas e aniquiladas.
Combate
Durante a reunião com a comitiva estadunidense, autoridades brasileiras dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal, reforçaram que o Brasil adota políticas de combate ao crime organizado em conjunto com polícias estaduais e Ministérios Públicos, incluindo a prisão e isolamento dos líderes do PCC, CV e outros, em presídios federais.
Entregar
Ceder à proposta dos representantes do Departamento de Estado dos EUA de classificar o PCC e CV como organizações terroristas é o mesmo que entregar o ouro ao bandido, ou seja, permitir que os EUA invadam o Brasil com alegações de combate ao terrorismo, desestabilizando o governo, as instituições, a economia e, consequentemente, apropriação das nossas riquezas.
Soberania
A legislação estadunidense antiterrorismo serviria de pano de fundo para os EUA fazerem com o Brasil o que fizeram com o Iraque e outros países para se apropriar de suas riquezas. No caso do nosso país, para tomar a Amazônia. Isso sim, seria um atentado à nossa soberania nacional. Ainda existe gente que se diz patriota, absurdamente, defendendo entregar a nossa Amazônia aos EUA.
Federação
Fontes de Brasília revelam que está bastante adiantada a formalização da federação entre o MDB e o Republicanos. Entretanto, o deputado federal Arthur Lira (PP), que é muito próximo ao deputado Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, estaria bombardeando a ideia por defesa própria.
Bombardeia
Por que o interesse do deputado federal Arthur Lira (PP) de bombardear a federação partidária entre o MDB e Republicanos – esse último ligado à Igreja Universal? A federação entre ambos os partidos fortalece o ministro Renan Filho (MDB) na disputa pelo governo de Alagoas.
MDB
O senador Confúcio Moura (MDB) confirmou à coluna que a federação do MDB com Republicanos está no campo das negociações. Confúcio disse ainda ser favorável com o seguinte argumento: “as federações são o mecanismo mais eficiente de redução do número de partidos no país. Como está, é um absurdo.”
Federar
O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) revelou que existem duas alas dentro do MDB, uma pró-presidente Lula (PT) e a outra pró-governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo Lúcio, vem tratando o assunto com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, daí as tratativas para o MDB federar com o Republicanos estão bastante avançadas.
Bilhão
Segundo o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), “o MDB tem 45 deputados federais e o Republicanos 46, com a federação MDB/Republicanos, se tornará um grande partido no Congresso Nacional”. No Senado Federal, o MDB conta com 11 senadores e o Republicanos com 4. Com a federação partidária, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) deverá chegar próximo ou ultrapassar R$ 1 bilhão.
Mula
A federação entre o MDB e Republicanos é antagônica, significa tentar misturar óleo com água, como ocorreu com o PSDB e Cidadania, esses últimos partidos sucumbiram nas urnas. A federação entre as duas legendas com ideologias partidárias antagônicas, ou seja, MDB de centro e centro-esquerda e o Republicanos de direita e extrema-direita, poderá causar estranheza no eleitor da direita e extrema-direita e fazer o MDB uma mula de carga, como fez o PSDB com o Cidadania.
Cidadania
Falando em Cidadania, o ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) articula assumir o comando estadual da legenda em Rondônia. O Cidadania para quem não sabe, é o antigo PPS – 23. Tal partido serviu para eleger Moreira Mendes deputado federal e reeleger o ex-governador Ivo Cassol nas eleições de 2006. Além disso, colocou o vice-governador João Cahulla no segundo turno das eleições de 2010, quando buscava a reeleição ao Governo de Rondônia.
Hildon
O ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB) assumindo o comando do Cidadania em Rondônia, a legenda deverá contar nas eleições de 2026 com uma nominata forte e competitiva para deputado estadual e federal, além da possibilidade de lançar dois candidatos a senadores. Por sua vez, Hildon não fica refém de nenhum dirigente partidário futuramente para disputar o Palácio Rio Madeira.
Capital
O final de semana foi intenso para os políticos na capital e no interior devido aos festejos do Dia das Mães. Na capital, o prefeito Léo Moraes (Podemos) promoveu um grande evento na Praça CEU com distribuição de prêmios, pix, serviço de beleza, show artístico e diversão para a criançada.
Interior
No interior, a deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil) promoveu em Vilhena um grande evento em comemoração ao Dia das Mães com distribuição de prêmios, serviço de beleza, show artístico e diversão para a criançada. O evento contou com a presença da primeira-dama Luana Rocha, secretária da SEAS, e do chefe da Casa Civil, Elias Rezende.
Paroca
O vereador Zé Paroca (Avante) lançou um vídeo emocionante nas suas redes sociais homenageando a sua mãe, Paroca, bem como todas as mães de Porto Velho e Rondônia. Ele foi categórico em dizer: “Se não fosse a firmeza, a disciplina, o amor e a educação da minha mãe, eu não teria chegado onde cheguei".
Oposição
Falando em vereador, os três vereadores da capital, Marcos Combate (Agir), Nilton Souza (PSDB) e Dr. Devanildo Santana (PRD) passou a fazer oposição ao prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos). Com a quebra de capacidade de diálogo e os ruídos, o trio promete fiscalizar “de verdade” a gestão do prefeito Léo. Por sua vez, quem ganha é a população.
Rumores
Não é a primeira vez que escrevo que os órgãos de fiscalização e controle precisam fiscalizar a Câmara Municipal de Porto Velho como fiscalizam a Assembleia Legislativa e o Governo de Rondônia, bem como Prefeituras e Câmaras Municipais no interior. Existem rumores de que vereadores estão incluindo notas frias nas suas prestações de contas da verba indenizatória e a Mesa Diretora estaria fazendo vista grossa.
Sério
Falando sério, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) lançou fake news em relação à visita de David Gamble ao informar que os EUA iriam impor sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. No entanto, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também recebeu membros da delegação americana do Departamento de Estado dos EUA, negou a versão dada pelo seu irmão Eduardo.