Publicada em 25/04/2025 às 09h56
Porto Velho, RO – Por alguns momentos, ideologias políticas foram deixadas em segundo plano em Porto Velho. Em um raro encontro de forças distintas, o ministro das Cidades, Jader Filho, representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), liderou a cerimônia de entrega de 304 apartamentos no residencial Porto Fino, na zona Leste da capital de Rondônia.
Ao lado dele, participaram da solenidade autoridades de diferentes matizes partidárias. Estiveram presentes a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), o presidente da Câmara Municipal, Gedeão do Edwilson Negreiros (PSDB), e a secretária de Assistência Social do Estado e primeira-dama, Luana Rocha, esposa do governador Marcos Rocha (União Brasil). Também marcou presença o ex-prefeito da capital, Roberto Sobrinho (ex-PT), reforçando o ambiente de celebração em torno da habitação popular. Isto sem contar os deputados federais Cristiane Lopes e Fernando Máximo, ambos do União Brasil.
A cerimônia aconteceu após a entrega das chaves a famílias que aguardavam há mais de uma década pelo sonho da casa própria. O empreendimento, iniciado em 2013 e paralisado em 2017, foi retomado graças a esforços conjuntos dos governos federal, estadual e municipal. O investimento total somou R$ 28,6 milhões, incluindo aporte da Prefeitura de Porto Velho, que injetou R$ 6,5 milhões de recursos próprios para a conclusão da obra.
Durante seu discurso, o ministro Jader Filho destacou: "Há quatro anos, o Minha Casa, Minha Vida havia sido extinto, esse condomínio estava abandonado há cinco anos. Graças ao presidente Lula, retomamos essa obra para entregar a vocês. São atitudes como essa que melhoram a qualidade de vida da população de Porto Velho."
Já o prefeito Léo Moraes frisou o esforço conjunto que permitiu a realização: “Aqui é um trabalho coletivo, um esforço mútuo de várias mãos e vários atores. Esse aqui é fruto do dinheiro do povo, que paga imposto e tanto trabalha, e se dedica pelo nosso país.”
Representando o Governo de Rondônia, Luana Rocha ressaltou que “entregar uma casa significa dar dignidade e condições para que a família possa prosperar, sabendo que tem um abrigo seguro ao retomar do trabalho”.
A estudante Naiara de Farias, uma das beneficiárias, resumiu a emoção do momento: "Nós perdemos tudo que tínhamos, umas três vezes; e a cada chuva ninguém mais dormia em paz esperando a água entrar. Agora temos uma casa segura. É muita felicidade".
O ministro Jader Filho também anunciou novos investimentos no estado, como a construção de 1.456 unidades habitacionais em Ji-Paraná, além das unidades entregues no Mato Grosso, reforçando o compromisso do Governo Federal com o programa Minha Casa, Minha Vida.
Representantes de diversos setores, como a primeira-dama Luana Rocha, destacaram ainda a importância da continuidade de programas como o “Meu Sonho”, lançado pelo governo estadual para financiar parte do valor de entrada da casa própria a famílias de baixa renda em Rondônia.
Em meio às palavras, aos depoimentos emocionados e às expressões de gratidão, o evento em Porto Velho evidenciou que, diante de uma causa maior — a dignidade humana e o direito à moradia —, bandeiras partidárias podem, e devem, ser momentaneamente esquecidas. No fim das contas, foi um dia em que o bem coletivo falou mais alto que as diferenças políticas, mostrando que o caminho da união é possível sempre que o objetivo for beneficiar quem mais precisa.


imprimir
