
Publicada em 05/06/2025 às 14h18
Porto Velho, RO – O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, apresentou nesta quinta-feira (5), durante coletiva de imprensa no Prédio do Relógio, sede da administração municipal, os detalhes de projetos que asseguram reajustes e medidas de valorização para servidores da Educação e da Saúde. A ação envolve agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de combate às endemias (ACE) e técnicos da rede pública de ensino.
Os projetos já foram aprovados pela Câmara de Vereadores e preveem, além da revisão salarial, a manutenção de gratificações, direito ao recesso e a incorporação do piso nacional da Educação ao plano de carreira do funcionalismo. A sanção da Lei está prevista para os próximos dias, com vigência a partir de junho.
Léo Moraes ressaltou que essa é a primeira vez que um prefeito em início de mandato apresenta reajuste para os servidores. “Estamos aqui para registrar um marco no que diz respeito à valorização dos servidores da Educação e dos Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). Quero agradecer a integração da Câmara de Vereadores nesta pauta que traz muita alegria para todos. Seguimos juntos para que mais ações de valorização dos servidores municipais sigam sendo implementadas ao longo dos próximos anos”, afirmou o prefeito.
A coletiva contou com representantes de diversas entidades sindicais ligadas ao funcionalismo. Para Dioneida Castoldi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), o ano de 2025 será lembrado como um divisor de águas na luta por valorização salarial. “A Educação não é feita só por professores, mas por profissionais de Educação. Então a nossa luta de muitos anos tem 2025 como referência de um novo tempo para a consolidação de políticas públicas de valorização desses trabalhadores”, disse.
Elessandra Reis, presidente do Sindicato dos Professores de Porto Velho (Sinpro), também destacou o impacto do reajuste. “Esse ganho em relação ao nosso piso salarial no vencimento é algo que estávamos lutando há muito tempo, e agora nessa gestão nós conseguimos avançar. É uma vitória de muitas que virão.”
O presidente do Sindicato dos Técnicos em Educação do Estado, Arlon Régis, pontuou que a atual gestão tem dado atenção às demandas da categoria desde o início das conversas. “Tivemos a questão dos dez dias de recesso no meio do ano, que a categoria recebeu de bom grado, além do reajuste igual ao dado para os professores e da manutenção da gratificação de R$ 300. Tudo isso mostra o respeito da Prefeitura com os técnicos em educação.”
Também presente à solenidade, a vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindeprof), Elis Regina, afirmou que a aprovação dos projetos representa um esforço conjunto. “Essa é uma oportunidade rara, pois nós temos um prefeito que tem simpatia com o funcionalismo público. Por isso agradecemos à Prefeitura de Porto Velho por essa iniciativa que atendeu os anseios de muitos trabalhadores que atuam no desenvolvimento da nossa cidade”, declarou.
Com a nova legislação, a gestão municipal busca consolidar uma política de valorização contínua do servidor, reforçando o vínculo entre o Executivo e as categorias da Saúde e Educação.
ASSISTA:
