
Publicada em 18/02/2025 às 09h15
Responsável por um dos mais relevantes serviços prestados a Rondônia na área da saúde, com destaque para a atuação no combate ao câncer, a deputada federal Sílvia Cristina, presidente regional do PP em Rondônia, prepara o partido para as eleições gerais de 2026. O pleito abrangerá a escolha do presidente da República, governadores e respectivos vices, duas das três vagas ao Senado em cada estado e no Distrito Federal, além da Câmara Federal e das Assembleias Legislativas.
Quando não está em Brasília participando de comissões e sessões plenárias, a deputada percorre os municípios de Rondônia para reorganizar e consolidar o PP com vistas às eleições do próximo ano. Ela garante que o partido terá candidatos ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Atualmente, o PP conta com apenas um representante na Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale-RO), o deputado Lucas Torres (Cujubim), além de um prefeito, Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, de Guajará-Mirim, e mais de 50 vereadores nos 52 municípios do estado. Na Câmara Federal, Sílvia Cristina é a única representante da legenda.
Durante visita à sede do jornal eletrônico Rondônia Dinâmica, em Porto Velho, a deputada comentou sobre seu futuro político. Atualmente em seu segundo mandato na Câmara Federal, ela já havia passado anteriormente pela Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, onde exerceu dois mandatos. O cenário das eleições gerais já movimenta dirigentes partidários em busca de nomes para concorrer no próximo ano, quando também serão eleitos – ou reeleitos – o presidente e o vice-presidente da República, além de novos representantes para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas.
Atuação na área da saúde
Com uma trajetória marcada por bons serviços prestados à população de Rondônia, Sílvia Cristina se destaca especialmente na área da saúde, um dos maiores desafios enfrentados pelos rondonienses e pelo país. A deputada já viabilizou a liberação de R$ 170 milhões em recursos para o estado.
"Um dos nossos objetivos ao entrar na política foi beneficiar as pessoas na área da saúde. Hoje, temos dois centros especializados em diagnósticos por ressonância e tomografia, localizados em Porto Velho e Ji-Paraná, que são fundamentais para a população, inclusive no tratamento do câncer", destacou a deputada.
Os centros de diagnóstico operam em instalações modernas e bem equipadas, utilizando tecnologia robótica de última geração, sendo referência na América Latina. "Estamos trabalhando muito e ouvindo as pessoas para buscar melhorias na saúde pública, especialmente para a população carente, que depende do SUS. Muitas dessas pessoas não têm condições de custear um tratamento adequado e não podem sofrer a vida toda", ressaltou.
Senado?
Sobre seu futuro político, Sílvia Cristina afirmou que encara um novo desafio. Sua meta é fortalecer o PP e lançar candidatos para todos os cargos, ampliando o poder de reivindicação do partido e garantindo mais recursos para a população. "Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas, como sempre fomos de luta, vamos alcançar nossos objetivos", afirmou.
Nos bastidores da política, muito se comenta sobre as eleições gerais de 2026. Questionada sobre uma possível candidatura ao Senado, a deputada não descartou a possibilidade. "Na vida, buscamos sempre subir degraus, e na política não é diferente. No entanto, tudo tem seu tempo. Quando chegar a hora certa, tomaremos essa decisão ouvindo as pessoas", concluiu Sílvia Cristina, reeleita em 2022 com 64.941 votos, a segunda maior votação para a Câmara Federal em Rondônia.