PATRIMÔNIO CULTURAL

Prefeito Hildon Chaves sanciona Lei tornando Associação Pirarucu do Madeira Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município

Responsável pelo bloco Pirarucu do Madeira, que neste carnaval completa 30 anos de existência, a Associação Cultural Pirarucu do Madeira ganhou mais reconhecimento do poder público. Na quarta-feira (8), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, sancionou a Lei nº 3.011, de 8 de fevereiro de 2023, tornando-a Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município.

Inspirado no bloco Bacalhau do Batata, de Olinda (PE), o nome de batismo do bloco homenageia o maior peixe de água doce do Brasil, o pirarucu. A brincadeira que começou pequena, hoje arrasta uma multidão de foliões com a proposta de resgatar o carnaval tradicional com marchinhas e frevos próprios e tradicionais.

No próximo domingo (12), o bloco que é popular pelos bonecos gigantes e ausência de cordas e abadás, vai desfilar como Patrimônio pela primeira vez com concentração marcada para às 15h, na avenida Pinheiro Machado com Rogério Weber e encerramento na Praça das Três Marias.