Publicada em 26/11/2025 às 13h50
Encontro marca o primeiro diálogo oficial com o Fórum Permanente Nacional e reforça a integração de Rondônia à agenda pública voltada aos pequenos negócios
Nesta segunda-feira (24) uma reunião decisiva entre o Sebrae em Rondônia e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP). O encontro ocorreu em Brasília e oficializou o primeiro contato direto do estado com o coordenador do Fórum Permanente Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), Renan Melo Silva, e abriu caminho para a estruturação formal do Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o FROMIMPE.
A ausência de uma relação institucional entre o Fórum rondoniense e o nacional vinha sendo um ponto sensível na articulação de políticas públicas para os pequenos negócios do estado.
Agora, com a aproximação promovida pelo Sebrae em Rondônia, esse cenário começa a mudar. A reunião não só inaugurou um canal direto de diálogo, como também estabeleceu as bases para uma integração permanente com a agenda nacional voltada ao fortalecimento das micro e pequenas empresas.
Durante o encontro, a equipe do Sebrae em Rondônia apresentou o estágio atual de organização do FROMIMPE e destacou a necessidade de consolidar sua governança. A agenda incluiu o entendimento sobre como o Fórum Nacional pode apoiar esse processo, desde orientações técnicas até o compartilhamento de boas práticas adotadas por outros estados.
Foi debatido ainda o panorama nacional de implantação dos fóruns estaduais, abordando realidades distintas e experiências bem-sucedidas que podem servir de referência para Rondônia.
A reunião também resultou no convite para que o FROMIMPE participe das próximas plenárias do Fórum Nacional, ampliando o alinhamento institucional e garantindo que o estado esteja presente na formulação das políticas públicas que impactam diretamente o ambiente de negócios.
Para o Sebrae em Rondônia, representado pelo diretor superintendente José Alberto Anísio, pelo diretor administrativo e financeiro Edson Lemos, pelo diretor técnico Carlos Eduardo Sakagami e pela gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Maria Tereza de Oliveira Marangon, o encontro simboliza um avanço estratégico.
Para o diretor superintendente José Alberto Anísio essa aproximação institucional é fundamental “Precisamos estar dentro dos debates nacionais que acabam mexendo com a realidade aqui no estado. O que o Sebrae vem construindo com os parceiros tem justamente esse objetivo: melhorar o ambiente de negócios e abrir mais oportunidades nos territórios”, destacou.
A aproximação com o Fórum Nacional fortalece a atuação do estado na defesa dos pequenos negócios e cria condições para que Rondônia acompanhe o ritmo de estados mais consolidados na governança dos seus fóruns.
O movimento marca um passo firme na institucionalização do FROMIMPE e reforça a importância do diálogo federativo para aprimorar políticas públicas, promover integração regional e ampliar oportunidades para microempresas e empresas de pequeno porte.
A expectativa agora é transformar essa articulação em resultados práticos, com mais alinhamento técnico, acesso a experiências consolidadas e maior presença de Rondônia nos debates nacionais sobre empreendedorismo.
Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).



Comentários
Seja o primeiro a comentar!