Publicada em 12/06/2025 às 14h42
Em mais uma ação da megaoperação deflagrada em unidades de saúde do interior, equipes do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) fiscalizaram, nesta quarta-feira (11/6), duas unidades em Ouro Preto D’Oeste.
O objetivo foi verificar, entre outros pontos, as condições estruturais, a presença de profissionais, a oferta de medicamentos e a qualidade do atendimento prestado à população.
Nas fiscalizações, a equipe do Tribunal de Contas ouve a população e os profissionais que trabalham nas unidades de saúde
UBS BELA FLORESTA
A Unidade de Saúde Bela Floresta foi avaliada de forma adequada pela equipe de fiscalização do TCE-RO. Destaque para a organização, acessibilidade e presença de todos os profissionais no momento da visita.
Usuários também elogiaram o atendimento prestado por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
“Sempre fui muito bem atendida, tanto eu quanto meu esposo. Essa fiscalização do Tribunal nos dá mais segurança”, disse a coordenadora pedagógica Gleiciane Teixeira Lemos Gonçalves.
A agente comunitária de saúde da unidade, Schirle Menezes Soares, também destacou a importância da atuação do Tribunal.
“A condição de trabalho é ótima, temos uma boa equipe. Tem que ter fiscalização, sim. A gente vê o que está errado para melhorar”, reforçou.
Apesar dos aspectos positivos, a fiscalização identificou pontos de atenção. Entre elas, a falta de identificação em algumas salas e o acúmulo de lixo em local inapropriado.
Outro ponto crítico está relacionado à dispensação de medicamentos. Medicamentos de uso contínuo não ficam disponíveis na unidade, o que obriga os pacientes a buscarem esses itens na Farmácia Popular.
A diretora da unidade, Luana Lopes Prates, ressaltou o papel orientativo da fiscalização.
Luana Prates, diretora da UBS Bela Floresta, falou da função pedagógica do TCE: “Muito importante”
“A presença do Tribunal é importante para todos: gestão, profissionais e população. Vem para somar e apontar melhorias”, disse.
UBS ANA NERY
Já na unidade de saúde Ana Nery, um ponto positivo observado foi que toda a área coberta pela unidade tem sido atendida, tanto pelos agentes comunitários de saúde, quanto pela equipe de saúde da família.
Mas, a equipe de fiscalização identificou problemas estruturais e operacionais, como o descarte inadequado de resíduos, a falta de telefone institucional e banheiros com condições inadequadas.
Para a diretora da unidade, Rosimeire Vieira Macedo, apesar dos desafios, o trabalho é focado em oferecer o melhor atendimento possível.
Rosimeire Macedo, diretora da unidade de saúde Ana Nery, lembrou que o trabalho busca oferecer o melhor atendimento à população
“Acho muito importante esse trabalho, pois alguém tem que vir para mostrar onde estamos errando, para alinharmos e, assim, melhorar o atendimento aos nossos usuários”, destacou.
As fiscalizações integram a megaoperação do TCE-RO realizada em unidades de saúde do interior, nesta semana, com o objetivo de melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
imprimir


