Publicada em 28/05/2025 às 15h15
Entre os dias 19 e 22 de maio, na capital amazonense, foi realizado o 2º Ciclo Formativo de 2025 da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
O Ciclo Formativo organizado para a formação dos Articuladores Estaduais e demais interlocutores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), é uma ação integrante do processo de formação desses profissionais para aprimoramento de suas práticas, trocas de experiências e alinhamento e formulação de estratégias para impulsionar o alcance das metas do Compromisso.
Rondônia é representado pelas Articuladores Estaduais da Renalfa Ângela Maria Aguiar da Silva (SEDUC) e Cleide Siqueira Silva (Undime-RO), que trazem para o Ciclo, numa mesa compartilhada com os demais estados da região norte, as experiências do território rondoniense na implementação das ações de formação continuada ofertadas aos profissionais da educação que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º Ano).
Um momento formativo, que além da pauta que trata das estratégias de efetividade das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com os agentes de sua execução, conta com momentos de deleite e imersão na cultura local, por meio das linguagens da arte, seja a literatura, contação de histórias, a música, a dança, bem como a apreciação da beleza e exuberância do rio Negro, pelas janelas do espaço formativo.
No seminário de abertura, a secretária nacional de Educação Básica/MEC, Kátia Schweickardt, destacou que a realização do ciclo na Amazônia, é uma forma de se perceber a diversidade e especificidades que a educação encontra para chegar a todos os estudantes, em todos os lugares. E ainda enfatiza que o Compromisso Nacional criança alfabetizada traz como premissa central a equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
imprimir


