Publicada em 21/04/2025 às 08h41
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lamentou a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), por meio do Truth Social.
"Descanse em paz, Papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!", escreveu Trump na rede social.
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também prestou suas homenagens e comentou sobre o estado dele em seu último dia. Vance esteve com o pontífice no domingo (20), antes das celebrações de páscoa.
"Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam", afirmou. "Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente".
A perfil da Casa Branca no X também postou uma foto em homenagem ao pontífice.
A morte de Francisco
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
imprimir


