ESPIGÃO DO OESTE

Emater/Pacarana trabalha com a recuperação de nascentes nas propriedades da região do distrito

Na ultima semana a reportagem do jornal espigaonews conversou com o extensionista Deleon, lotado no escritório da Emater/Pacarana em busca de informações sobre o trabalho que a entidade vem fazendo na recuperação de nascentes em propriedades locais.  

A trabalho dos colaboradores da Emater/Pacarana Deleon e Virginia que é coordenada pelo gerente, Célio Sarmento está potencializando uma nova expectativa aos produtores rurais do Pacarana e comunidades adjacentes frente esse período de estiagem que assola todo país.

O mais recente trabalho de restauração de nascente aconteceu no sítio São José do produtor Arlindo Braun, localizado na Linha 40. No local foi feita toda a programação para a restauração da nascente que se encontrava desativada pelo assoreamento.

Com o acompanhamento técnico em todas as etapas do trabalho, o produtor Arlindo Braun revitalizou sua nascente que passou a produzir água cristalina que está sendo armazenada em uma caixa para ser distribuída conforma as necessidades da propriedade.

A participação dos extensionista da Emater/Pacarana nessa contenção a crise hídrica tem recebido a aprovação dos pequenos produtores rurais que que apostam nessa alternativa pela viabilidade e o baixo custo para sua execução na propriedade.  

A praticidade e a facilidade na execução de todo o processo de recuperação da nascente, é uma das apostas que a equipe da Emater/Pacarana faz para amenizar os estragos da estiagem e dar ao produtor rural a certeza hídrica para o manuseio em sua propriedade.

O distrito do Pacarana que após o “Ciclo da Madeira”, aposta em uma nova fonte de geração de emprego e rendas que é a produção primária dentro de suas propriedades. A produção de grãos já é uma realidade na região e agora se junta a pecuária como a bandeira econômica.

 “Trabalho da Emater/Pacarana na recuperação de nascentes”