PF prende suspeito que queria roubar carga de ouro e planejava nova rota internacional de drogas
Publicada em 09/06/2023 às 10:45A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (8) Osmar Martins de Araújo, mais conhecido como "Fantasma", na cidade de Novo Progresso (PA) (veja imagens abaixo). O criminoso estava foragido da Justiça e é suspeito de envolvimento em roubo de instituições financeiras e cargas em aeroportos e de tráfico internacional de drogas. A operação foi cumprida pela PF no Pará, por meio da delegacia de Santarém, com o apoio de unidades policiais em Minas Gerais.
De acordo com a instituição, Araújo pretendia roubar possivelmente ouro transportado via aérea no Pará. O criminoso paulista estava no estado com o objetivo de cometer ilegalidades na região com armamento pesado, bem como estabelecer no local uma nova rota de envio de cocaína ao exterior. A pena estabelecida é de 24 anos e 8 meses de reclusão em regime fechado.
"É uma prisão importante, [porque] esse alvo era procurado por nós desde 2020, quando foi condenado pela Operação OverLoad, em São Paulo, de tráfico internacional de entorpecentes que levava drogas do Brasil para a Europa", afirmou o superintendente da PF no Pará, delegado José Roberto Peres.
Os agentes cumpriram três mandados de prisão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP), sendo um de prisão preventiva por integrar organização criminosa e tráfico de drogas, outro de prisão temporária por lavagem de ativos e de prisão condenatória pelos crimes de organização criminosa transnacional e tráfico internacional de entorpecentes.
"Ele foi preso temporariamente na operação, respondeu em liberdade e foi condenado a 24 anos. Durante o processo, quando saiu a condenação, ele se evadiu, e desde então era procurado pela Polícia Federal", completou Peres.
Fonte: R7