PORTO VELHO, RO - O senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, publicou, no último domingo, 21, um texto intitulado “A Descoberta de Ormuz”, no qual comentou a guerra entre Irã e Estados Unidos, mencionou consequências econômicas do conflito para o Brasil e afirmou não saber exatamente qual seria a causa da guerra, “a não ser a conhecida insanidade de Trump”. O emedebista é o único aliado do presidente Lula, do PT, na bancada federal de Rondônia e, entre as expressões políticas do estado, fez uma crítica isolada ao mandatário estadunidense.
No texto, Confúcio Moura afirmou que tem aprendido com as novas guerras e declarou que, antes do conflito, nunca havia falado em Ormuz. Ao tratar do termo, o senador escreveu: “Tenho aprendido muita coisa com as novas guerras. Juro por Deus que nunca havia falado em ‘Ormuz’. Já pensou uma coisa dessas? Nada saber de Ormuz. E agora? Ormuz ou Hormuz? Tanto faz. Um estreito que liga golfos nas Arábias. Agora sei. Se não fosse a guerra entre Irã e Estados Unidos, não teria tido essa extraordinária experiência.”
Na sequência, o senador comentou a guerra entre Irã e Estados Unidos e associou sua falta de compreensão sobre a causa do conflito à conduta de Donald Trump. “Por falar nessa guerra, ainda não sei exatamente qual é a sua causa, a não ser a conhecida insanidade de Trump, sempre precisando trovejar valentia mundo afora. Fala e desfala. Faz e desfaz. Vai levando o mandato, assustando o mundo. Até nós, pobres brasileiros, habitantes de um país tão pacífico, estamos por aqui padecendo também das consequências da guerra ‘deles’”, escreveu.
Confúcio Moura também citou efeitos econômicos que, segundo o texto, chegam ao Brasil em razão da guerra. Ele afirmou que há aumento no preço do combustível e dos adubos e relacionou a alta dos combustíveis ao encarecimento de outros itens. “Aumenta o preço do combustível. Aumenta o preço dos adubos. Se aumenta o combustível, aumenta tudo. Como se diz, não há mal que não traga, escondido, algum benefício. Para mim, o benefício foi conhecer a palavra ‘Ormuz’. Juro que não a esquecerei mais”, declarou.
No mesmo texto, o senador mencionou ainda a palavra Hezbollah e afirmou precisar conhecer melhor o léxico árabe. “Outra palavra incrível foi Hezbollah. Que coisa, hem? Um grupo de guerrilheiros fanáticos escondidos no Líbano. Hezbollah! Há noites em que passo em claro remoendo essa palavra. Agora mesmo estou na maior confusão: é com ‘z’ ou com ‘s’? É Hezbollah ou Hisbolá? Preciso conhecer melhor o léxico árabe. Para mim, brasileiro, isso é importantíssimo, como dois mais dois serem iguais a cinco.”
CONFIRA O TEXTO:
A Descoberta de Ormuz
Por Confúcio Moura
21/06/2026
Tenho aprendido muita coisa com as novas guerras. Juro por Deus que nunca havia falado em “Ormuz”. Já pensou uma coisa dessas? Nada saber de Ormuz. E agora? Ormuz ou Hormuz? Tanto faz. Um estreito que liga golfos nas Arábias. Agora sei. Se não fosse a guerra entre Irã e Estados Unidos, não teria tido essa extraordinária experiência.
Por falar nessa guerra, ainda não sei exatamente qual é a sua causa, a não ser a conhecida insanidade de Trump, sempre precisando trovejar valentia mundo afora. Fala e desfala. Faz e desfaz. Vai levando o mandato, assustando o mundo. Até nós, pobres brasileiros, habitantes de um país tão pacífico, estamos por aqui padecendo também das consequências da guerra “deles”.
Aumenta o preço do combustível. Aumenta o preço dos adubos. Se aumenta o combustível, aumenta tudo. Como se diz, não há mal que não traga, escondido, algum benefício. Para mim, o benefício foi conhecer a palavra “Ormuz”. Juro que não a esquecerei mais.
Outra palavra incrível foi Hezbollah. Que coisa, hem? Um grupo de guerrilheiros fanáticos escondidos no Líbano. Hezbollah! Há noites em que passo em claro remoendo essa palavra. Agora mesmo estou na maior confusão: é com “z” ou com “s”? É Hezbollah ou Hisbolá? Preciso conhecer melhor o léxico árabe. Para mim, brasileiro, isso é importantíssimo, como dois mais dois serem iguais a cinco.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!