O presidente do Irã, Masoud Pezeskian, defendeu nesta terça-feira (24) a criação de uma aliança militar regional entre os países do Oriente Médio. A fala aconteceu durante uma entrevista coletiva em Islamabad, no Paquistão, junto do primeiro-ministro paquistanês, Shehbaz Sharif, segundo a agência de notícias semioficial iraniana Tasnim.
O político afirmou que países muçulmanos deveriam cooperar para seu desenvolvimento econômico, fortalecimento de laços culturais e defesa de suas soberanias. Ele listou a Arábia Saudita, Catar, Egito e Turquia como possíveis integrantes do grupo, que seria equivalente a uma Otan muçulmana. O grupo seria liderado pelo Paquistão, por ser a única potência nuclear do mundo islâmico.
🔍 A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma coligação político-militar criada em 1949 por países da Europa e da América do Norte para garantir a segurança e a defesa mútua de seus membros. O grupo surgiu após a Segunda Guerra Mundial para se organizar contra a influência crescente da União Soviética, no contexto da Guerra Fria.
Pezeskian disse que Teerã busca ampliar a cooperação com os países islâmicos para fortalecer o entendimento regional e construir mecanismos conjuntos para enfrentar ameaças externas. Segundo ele, a estabilidade da região só será alcançada por meio de iniciativas lideradas pelos próprios países locais.
O presidente também elogiou o papel do governo paquistanês nas negociações de paz entre Irã e Estados Unidos nos últimos meses. Segundo ele, os esforços diplomáticos do país foram fundamentais para a redução das tensões na região - o memorando inicial assinado entre EUA e Irã foi mediado pelos paquistaneses.
Durante os encontros bilaterais, os negociadores dos países muçulmanos teriam firmado compromissos conjuntos para aprofundar a cooperação entre os dois países, disse o iraniano.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!