
Publicada em 10/06/2025 às 09h05
PORTO VELHO (RO) – No último dia 2 de junho, o site Rondônia Dinâmica publicou a reportagem “AEGEA, empresa cotada para assumir saneamento em Rondônia, tem histórico de críticas e CPI em Manaus”. O texto destacou a experiência considerada problemática da empresa em diversas regiões do país e alertou para a possibilidade de a AEGEA assumir os serviços da CAERD no estado de Rondônia.
Quase três semanas antes da publicação, no dia 15 de maio, a Câmara Municipal de Ariquemes realizou uma audiência pública no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga justamente a atuação da Águas de Ariquemes — empresa controlada pelo grupo AEGEA — no município. A sessão escancarou uma série de denúncias da população contra a concessionária.
Reclamações vão desde água turva até multas arbitrárias
Entre os relatos, moradores mencionaram o fornecimento de água com turbidez, especialmente nos bairros Jardim Vitória, Apoio Social e Condomínio São Paulo, além de multas por rompimento de lacres supostamente autorizados verbalmente por fiscais da empresa. Em alguns casos, as cobranças chegaram a quase R$ 700.
Também foram denunciadas cobranças de contas em imóveis desocupados, mau atendimento, desrespeito com idosos e ausência de orientação técnica adequada no corte e religação do serviço.
Recapeamento de má qualidade e falta de fiscalização
Outro ponto crítico levantado foi a má qualidade do recapeamento asfáltico após intervenções da empresa. Segundo engenheiros do CREA e vereadores, as obras não seguem padrões técnicos, resultando em valas mal tapadas e vias com afundamentos. O problema levou a Câmara a aprovar uma lei municipal obrigando a empresa a realizar a recomposição do asfalto em até 72 horas, com a mesma qualidade e espessura da via original.
CPI tem apoio técnico e jurídico e deve apresentar relatório em junho
A CPI, instaurada em março de 2025 com apoio unânime dos 11 vereadores, tem como relatora a vereadora Rafaela do Batista. Segundo ela, os trabalhos se concentram em três eixos: qualidade da água, recapeamento e cumprimento do contrato. A comissão já analisou mais de 1.500 páginas de documentos, com apoio técnico do CREA e acompanhamento do Ministério Público.
A previsão é que o relatório final seja apresentado até 13 de junho. “Estamos tratando com responsabilidade. A CPI não pode punir, mas pode fundamentar medidas legais com base em fatos técnicos e jurídicos”, declarou Rafaela.
Empresa promete plano de ação, mas compareceu sem equipe técnica
Durante a audiência, o advogado da empresa afirmou que a AEGEA está comprometida em apresentar soluções. No entanto, sua declaração de que não estava preparado para responder tecnicamente aos questionamentos — focando apenas nos aspectos jurídicos — foi duramente criticada pelos vereadores e representantes da população.
AEGEA opera em cinco municípios de Rondônia e pode assumir todo o estado
A AEGEA já atua em cinco municípios rondonienses, incluindo Ariquemes, onde enfrenta sua terceira CPI. A empresa figura entre as cotadas para assumir o sistema de abastecimento e esgotamento sanitário de todo o estado, dentro do processo de concessão atualmente em análise pelo Governo de Rondônia.
Nota de esclarecimento
Após a veiculação desta matéria, a empresa responsável pelo serviço de água e esgoto em Ariquemes enviou nota de esclarecimento à redação. Confira a íntegra abaixo:
Águas de Ariquemes: compromisso com a saúde, bem-estar e qualidade de vida das famílias rondonienses
A Águas de Ariquemes, parte do Grupo Aegea, a maior operadora privada de saneamento do Brasil, reforça seu compromisso com a saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável em Rondônia. Atuamos com foco na transformação de realidades, garantindo o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário.
Desde que chegamos ao município de Ariquemes, em 2016, mudamos a realidade da cidade com o fim do rodízio de água e até a falta de água por longos dias. Hoje Ariquemes já conta com água tratada universalizada, marca conquistada no ano de 2018, e o serviço de esgotamento sanitário está em constante avanço, com meta de alcançar 40% até o final de 2025. Quando assumimos a operação na cidade não havia infraestrutura de esgoto em Ariquemes.
Somos uma empresa transparente e estamos colaborando ativamente com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Ariquemes, a CPI, que atende aos anseios da população, representada pelos vereadores eleitos veio como mais uma forma de melhorarmos e mostrar o quanto já avançamos. Estamos fornecendo todos os dados solicitados e permanecendo à disposição para quaisquer esclarecimentos. Em prol da população, já apresentamos um plano de trabalho detalhado para atender aos pontos levantados pela CPI.
Ariquemes hoje se destaca nos investimentos em saneamento no estado, evidenciando o impacto positivo de nossa atuação. Estamos em mais de 25 mil lares, levando qualidade de vida diariamente através do acesso à água tratada e mais de 6 mil imóveis já contam com a coleta e o tratamento de esgoto, preservando e ajudando o meio ambiente.
Desde o começo das operações, são mais de R$ 138 milhões de reais investidos em Ariquemes. Além dos avanços técnicos, milhares de pessoas já foram beneficiadas por projetos sociais focados em educação ambiental, uso consciente da água e inclusão social. Recentemente formamos novos bombeiros hidráulicos, através do Mãos & Obras, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA). Nossa atuação gera, além de qualidade de vida, movimento na economia, capacitação de mão de obra e impacta positivamente o estado de Rondônia.
Nosso compromisso local com a ética, inovação e transparência são marcas do grupo a nível nacional.
Esse compromisso é reconhecido por organizações importantes. O Grupo Aegea, do qual a Águas de Ariquemes faz parte, teve o projeto “Vem com a Gente (VCG) – Água e Saneamento aos que mais precisam”, reconhecido como um case de sucesso pelo prêmio ‘Guardiões pela Água’, promovido pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, destacando nosso trabalho em levar saneamento àqueles que mais precisam. A premiação aconteceu em 2023, durante a COP28.
Em 2019, a Águas de Manaus, também do grupo Aegea, venceu um prêmio promovido pelo Pacto Global da ONU por seu projeto de levar saneamento básico, dignidade e inovação para as regiões de palafitas e ocupações irregulares, garantindo qualidade de vida para milhares de famílias.
Em Rondônia, operamos atualmente em cinco municípios: Ariquemes, Buritis, Jaru, Pimenta Bueno e Rolim de Moura, a unidade mais recente, Jaru deixou para traz um histórico de rodízio e racionamento de água e caminha para a universalização do acesso à água tratada. Buritis, Pimenta Bueno e Rolim de Moura também avançam e junto com Ariquemes são as cidades que mais investem em saneamento básico por habitante, segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Governo Federal. Seguimos avançando e promovendo um futuro mais justo e sustentável para as famílias rondonienses.