Publicada em 13/06/2025 às 15h28
A mídia estatal do Irã afirmou que os militares do país lançaram centenas de mísseis balísticos contra Israel nesta sexta-feira (13). As Forças de Defesa israelenses confirmaram o ataque e disseram ter acionado seus sistemas de defesa. Explosões foram ouvidas em Tel Aviv e Jerusalém.
Os ataques ocorreram logo após o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmar que o país iria retaliar Israel pelos ataques contra instalações militares e nucleares iranianas na noite de quinta (12), no horário de Brasília.
Logo após o início da resposta do Irã, Khamenei acusou Israel de ter iniciado uma guerra e afirmou que o governo israelense cometeu "um grande erro".
"A nação iraniana não permitirá que o sangue de seus valiosos mártires fique sem vingança, nem ignorará a violação de seu espaço aéreo."
A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que lançou ataques contra vários alvos em Israel. À agência Reuters, um oficial iraniano declarou que a retaliação "apenas começou" e prometeu que Israel "vai pagar caro" pelas mortes de militares, cientistas e civis iranianos.
Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel disseram que as explosões registradas foram causadas tanto pelo impacto de mísseis quanto por interceptações do sistema de defesa. O governo israelense afirmou ainda que o Irã lançou ataques contra áreas residenciais.
O jornal israelense Haaretz disse que sete pessoas ficaram feridas em uma cidade na região central do país. Até a última atualização desta reportagem, nenhum balanço oficial havia sido divulgado.
A TV estatal do Irã noticiou que um caça israelense foi abatido, e que o piloto foi preso pelos militares iranianos. No entanto, um porta-voz das Forças de Defesa de Israel disse que a informação é falsa.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!