Publicada em 03/05/2025 às 10h17
O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (2) que os Estados Unidos estão em um "período de transição" e que o país terá resultados "fantásticos", mesmo diante dos impactos negativos atribuídos ao seu tarifaço e à guerra comercial em curso com a China.
A declaração do republicano, na qual também minimizou os efeitos de uma eventual recessão econômica nos EUA, ocorreu durante uma entrevista à NBC News. Questionado se seria aceitável uma recessão de curto prazo, Trump afirmou que "está tudo bem".
"Olha, sim, está tudo bem. O que estamos passando, eu disse, é um período de transição. Acho que vamos nos sair fantasticamente."
O comentário de Trump sobre a transição econômica dos EUA reitera uma postagem feita por ele mais cedo nas redes sociais, na qual destacou a força do mercado de trabalho do país e reiterou seu pedido para que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) reduza os juros.
"Estamos apenas em um estágio de transição, só começando!", escreveu Trump. A publicação veio após a divulgação de dados nos EUA mostrarem uma leve desaceleração na criação de empregos em abril.
Além disso, na última quarta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA teve queda de 0,3% em taxa anualizada no primeiro trimestre, após aumentar 2,4% nos últimos três meses de 2024, de acordo com dados preliminares do Departamento do Comércio do país.
🔎 A taxa anualizada mostra como a economia cresceria em um ano se o ritmo atual for mantido. Essa medida é usada para facilitar a comparação com o crescimento de outros períodos.
O resultado contraria as primeiras expectativas dos analistas, que previam uma alta de 0,3% para o período, e foi puxado por uma grande quantidade de bens importados por empresas que queriam evitar custos mais altos da política de tarifas anunciada pelo presidente dos EUA.
imprimir


