Publicada em 29/05/2025 às 15h47
O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou nesta quinta-feira (29) uma visita oficial do presidente Lula à França, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de junho.
Macron compartilhou em suas redes sociais uma publicação com a foto das mãos dos presidentes e as bandeiras do Brasil e da França ao fundo. "Vamos escrever a próxima página juntos?", escreveu Macron a Lula na publicação
Lula e Macron protagonizaram um "bromance" durante uma visita oficial do líder francês ao Brasil, em março de 2024. Eles esbanjaram clima amigável, que repercutiu nas imprensas nacional e internacional e virou até alvo de memes nas redes sociais. (Leia mais abaixo)
Macron adiantou que o encontro entre os dois terá como objetivo mobilizar a comunidade internacional pelos oceanos e pelo clima, um possível esquenta para a COP30, que ocorrerá em novembro deste ano em Belém. O líder francês também relembrou que ocordo de Paris completa 10 anos em 2025.
'Bromance' de Lula e Macron
O clima amigável e as imagens descontraídas de Lula e o presidente francês, Emmanuel Macron, durante a viagem oficial de Macron ao Brasil renderam memes nas redes sociais do Brasil.
Jornais franceses e de outros países também destacaram a interação entre os líderes. Publicações do país europeu chamaram de "bromance" a interação de Lula e Macron —termo que contrai as palavras romance e "brothers" (irmãos, ou amigos, em inglês). O termo foi usado para conotar a parceria entre os dois no campo político e, principalmente, ambiental.
Algumas das fotos tiradas de Lula e Macron na Amazônia e em outros cenários, como um barco no Rio Guamá, no Pará, foram chamadas de "ensaio pré-casamento" por usuários do X, entre outros memes. Veja aqui.
Durante a visita de Macron em 2024, os dois líderes anunciaram um programa que pretende investir 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.
imprimir


