Publicada em 07/03/2025 às 10h45
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (7) que está considerando "fortemente" aplicar sanções bancárias e tarifas sobre a Rússia até que um cessar-fogo e um acordo de paz seja alcançado entre o governo russo e a Ucrânia.
"Com base no fato de que a Rússia está absolutamente 'batendo' na Ucrânia no campo de batalha, agora estou considerando fortemente sanções bancárias, sanções e tarifas em larga escala sobre a Rússia até que um cessar-fogo e acordo final de paz sejam alcançados. À Rússia e à Ucrânia, sentem-se à mesa agora mesmo, antes que seja tarde demais. Obrigado", escreveu Trump na rede social Truth Social.
Nesta sexta, a Rússia atacou a infraestrutura energética da Ucrânia em um bombardeio em larga escala com mísseis e drones. Pelo menos 10 pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas, segundo as autoridades.
O ataque ocorreu poucas horas após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciar que negociações com os EUA sobre o fim da guerra ocorrerão na próxima semana na Arábia Saudita.
Putin diz que não vai abrir mão de conquistas da guerra
Nesta quinta-feira (6), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que não vai abrir mão dos territórios conquistados na Ucrânia durante encontro com parentes de soldados mortos durante a invasão ao território ucraniano.
O russo disse que busca um acordo de paz que proteja o país e que não recuará nos ganhos obtidos no conflito.
"Devemos escolher para nós uma opção de paz que seja adequada para nós e que garanta a paz para nosso país a longo prazo", afirmou Putin, que foi questionado sobre a devolução de terrenos ocupados durante a guerra pela mãe de um dos mortos.
imprimir


