Federal – Rondônia tem oito cadeiras na Câmara Federal. Dois dos deputados federais estarão concorrendo a outros cargos eletivos nas eleições gerais de outubro. Fernando Máximo (PL), o mais bem votado (85.596 votos) e Sílvia Cristina (PP) a segunda (64.941) nas eleições de 2026 são pré-candidatos ao Senado. Rondônia, a exemplo de os demais Estados e Distrito Federal tem três senadores, mas somente duas vagas estarão em disputa e são ocupadas por Marcos Rogério (PL), que é pré-candidato a governador e Confúcio Moura (MDB), que a princípio trabalha a reeleição. Ji-Paraná, que tem Sílvia Cristina e Marcos Rogério no Congresso Nacional, também tem nomes em condições de não somente manter a vaga na Câmara Federal, como aumenta-la. Nas sondagens de institutos especializados em pesquisas e enquetes em veículos de comunicação, três nomes despontam como pré-candidatos em condições de sucesso nas eleições gerais de outubro, ambos políticos experientes e com folhas de bons serviços prestados à população.
Federal II – Jesualdo Pires foi deputado estadual e 1º secretário do Legislativo Estadual. Renunciou no segundo mandato, depois de se eleger prefeito de Ji-Paraná, função que exerceu em dois mandatos seguidos. Renunciou ao cargo de prefeito no final do segundo mandato para candidatar-se a senador nas eleições de 2018, somando mais de 190 mil votos, mas não se elegendo. Ex-deputado federal e ex-presidente regional do PT, Anselmo de Jesus, que tem a filha, Cláudia de Jesus deputada estadual pretende retornar ao Parlamento Federal e trabalha sua pré-candidatura. Jesualdo e Anselmo são lideranças regionais consolidadas e com chances reais de sucesso nas eleições de outubro. O empresário do ramo hoteleiro Jônatas França, ex-secretário municipal e respeitado coordenador político também está na disputa das vagas à Câmara Federal, e desponta nas enquetes e pesquisas entre os mais bem votados. Hoje Ji-Paraná tem um senador (Rogério) e Sílvia Cristina (federal), mas poderá ter o futuro governador (Rogério) e ampliar a representatividade federal com Jesualdo, Jônatas e Anselmo.
Sinalização – O trânsito em Porto Velho seguramente está entre os mais complicados do País. Além dos “motoristas” apressadinhos, que deveriam levantar dez minutos mais cedo para não precisar cometer infrações como excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, “furo” de semáforos, ignorância à faixas de pedestres, dentre outras irregularidades, ainda temos os “motoqueiros” que, além das irregularidades citadas, ultrapassam pela direita e passam entre os carros. Isso ocorre todos os dias em horários de pico (manhã, almoço, tarde) sem que os Agentes de Trânsito exerçam a função de orientar, organizar, fiscalizar e, se necessário for multar, inclusive aprender os veículos, seja de duas ou quatro rodas devido as infrações de maior gravidade. Para agravar ainda mais a situação o excesso de quebra-molas dificulta a fluência do tráfego e favorece a acidentes. Ainda bem que a Guarda Municipal está sendo organizada...
Sinalização II – A colocação de quebra-molas, segundo os “especialistas” contribui para amenizar o difícil trânsito da Capital de Rondônia. Mas não é o caso de um “construído” recentemente na Rua Caputacanovo, no Bairro Três Marias, Zona Leste. Instalaram recentemente um quebra-molas e já ocorreram 4 acidentes em um dia, devido à falta de sinalização e pintura alertando para o obstáculo na pista, todos envolvendo motociclistas, que sofreram fraturas, ferimentos na cabeça, rosto, braços. Felizmente não ocorreram óbitos. O quebra-molas já é uma “sinalização” de País de terceiro mundo e, quando instalados sem os devidos cuidados favorecem a acidentes devido a frenagens de emergência de carros e motocicletas, situação mais crítica para o condutor do veículo de duas rodas, que perde o controle e acaba caindo.
Recesso – A partir de julho (1º quarta-feira da próxima semana) a Assembleia Legislativa (Ale) estará de recesso parlamentar. É o mês que os deputados folgam e, como estamos em ano eleitoral, todos percorrerão o Estado em busca de parcerias de lideranças visando as eleições gerais de outubro, quando serão reeleitos e eleitos presidente da República, governadores e vices; duas das três vagas a senador dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Dos 24 deputados, 21 concorrem à reeleição e os demais a outros cargos eletivos, ou seja, dependem dos eleitores em relação ao futuro político. Durante o período, os gabinetes e o setor administrativo funcionarão no horário corrido, ou seja, das 7h30 às 13h30 e, na última semana do mês de julho (27 a 31) não haverá expediente com a casa permanecendo fechada reabrindo somente no dia 3 de agosto.
Respigo
Certamente teremos sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (Ale) esta semana. É que na próxima teremos o início do recesso parlamentar e a pauta deve estar limpa +++ A efetivação do deputado delegado Rodrigo Camargo (Podemos-Ariquemes) como pré-candidato a vice-governador do senador Marcos Rogério, que preside o PL no Estado, abriu mais espaço para a reeleição do presidente da Ale-RO, Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) +++ Os deputados Lucas Torres (PL-Buritis) e Pedro Fernandes (PRD-Cujubim), municípios da Região de Grande Ariquemes também serão favorecidos. Camargo somou 11.804 votos nas eleições de 2022 +++ O Brasil para a partir das 18h para assistir ao jogo entre a Seleção Brasileira e a da Escócia, pela Copa do Mundo de Futebol precisando da vitória para se classificar à próxima fase. O Brasil jogou em duas oportunidades, quando empatou (1x1) com Marrocos e venceu (3x0) o Haiti +++ Existe enorme otimismo, mas também muita apreensão +++ Há quem aposte, que Neymar jogará. O treinador Carlo Ancelotti não confirmou, mas também não desmentiu sobre a possibilidade.
+++ Aniversários, casamentos, eventos comemorativos com os amigos, datas festivas, não pode faltar Chopp Colônia, o melhor do Brasil.
+++ Reservas pelo Disk Chopp: (69) 9.8112.1412



Comentários
Seja o primeiro a comentar!