JD Vance afirmou que Teerã aceitou retomar vistorias a usinas nucleares, interrompidas no Irã após Trump romper com acordo nuclear entre os dois países em seu primeiro mandato. Governo iraniano ainda não confirmou. Vance e chanceler iraniano fizeram 1ª rodada de conversas pós-acordo no domingo (21)
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, disse nesta segunda-feira que o Irã concordou em permitir a entrada de inspetores nucleares no país e as conversas sobre as inspeções possivelmente começando já nesta semana.
Vance participou no domingo (21) da primeira rodada de negociações entre Irã e Estados Unidos após os dois países assinarem o acordo para o fim da guerra no Oriente Médio. As conversas pós-acordo tratarão de pontos ainda em aberto, principalmente o futuro do programa nuclear iraniano.
O prazo para as tratativas é de 30 dias.
"Os iranianos concordaram em convidar os inspetores da AIEA (sigla em inglês para Agência Internacional de Energia Atômica) de volta", disse Vance. O vice-presidente afirmou, também, que as conversas foram "muito boas" (leia mais abaixo).
A AIEA é órgão da ONU que monitora regularmente usinas de energia nuclear pelo mundo para garantir que as centrais não produzam bombas atômicas. O órgão faziam inspeções nas usinas iranianas desde a década de 1970, após a entrada em vigor do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Mas as inspeções foram interrompidas em 2021, quando o Irã suspendeu um protocolo do tratado, limitando as vistorias da AIEA a visitas pontuais.
A retirada ocorreu após o próprio presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, romper um acordo nuclear que seu antecessor, Barack Obama, havia feito com o Irã.
O Irã ainda não havia confirmado que aceitou a retomada das visitas até a última atualização desta reportagem.



Comentários
Seja o primeiro a comentar!