
Publicada em 12/05/2025 às 16h18
O senador Confúcio Moura (MDB) anunciou nesta segunda-feira, por meio de suas redes sociais, que assumiu a presidência do diretório estadual do MDB em Rondônia. A vaga era ocupada até então pelo deputado federal Lúcio Mosquini, também filiado ao partido.
+ OPINIÃO / Cassol pode voltar — e mudar completamente o cenário político das eleições de 2026 em Rondônia
Em sua publicação, Confúcio ressaltou a experiência acumulada em mais de quatro décadas de militância no MDB e destacou a intenção de promover um processo de renovação e fortalecimento da legenda no estado. “Com diálogo, experiência e compromisso com Rondônia, assumo a presidência do MDB no estado. Agora, iniciamos uma nova fase: de renovação, fortalecimento e construção de novas lideranças”, escreveu o senador.
Filiado ao MDB desde a década de 1980, Confúcio ocupou diversos cargos ao longo da carreira política: foi deputado federal por três mandatos, prefeito de Ariquemes por duas vezes, governador de Rondônia por dois mandatos consecutivos e atualmente está em seu segundo mandato como senador da República. Em todas as funções, pautou seu discurso na técnica e na busca pelo bem comum.
Atualmente, Confúcio Moura é o único representante da bancada federal de Rondônia considerado próximo ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por esse motivo, é apontado nos bastidores como um dos nomes cotados para disputar o governo estadual em 2026, em um cenário que pode ter novamente a polarização entre nomes alinhados à direita e ao bolsonarismo.
Além de mirar na renovação, o senador também destacou o compromisso de ampliar a presença do MDB nos municípios, dialogar com a juventude e promover maior inclusão das mulheres na política. A troca de comando na sigla ocorre em um momento de reorganização interna dos partidos em Rondônia, com foco na formação de chapas competitivas para as eleições municipais de 2024 e estaduais de 2026.