Publicada em 01/08/2024 às 14h30
Queimadas – O mês de julho está chegando ao fim. O povo de Rondônia e da maior parte da Região Norte sofre e, pelas previsões climáticas, sofrerá muito mais, porque não há perspectivas de chuvas, o calor é intenso, a umidade do ar, sempre elevada, está caindo a cada semana devido a longa estiagem e postos de saúdes, pronto socorros e hospitais estão a cada dia mais lotados devido a problemas pulmonares, principalmente em crianças, idosos e pessoas com morbidades. E em Porto Velho a fumaça contribui para a situação ficar mais delicada. Impressiona a irresponsabilidade de pessoas que provocam queimadas criminosas, inclusive no perímetro urbano, caso da capital que tem extensão territorial (urbana e rural) maior que vários Estados e muitos países.
Queimadas II – A previsão de chuvas (Inverno Amazônico) é para setembro/outubro e, caso o tempo permaneça árido e as queimadas continuarem intensas, como agora, a cada dia o ar ficará mais poluído e favorecendo a doenças pulmonares. É preciso que Governo do Estado, Prefeitura de Porto Velho, entidades ligadas ao Poder Público classistas, vereadores, comerciantes e o povo de maneira geral se aliem para que as queimadas criminosas tenham um fim, inclusive no período urbano, para que o morador da capital e da região não tenham que buscar intensamente socorro, porque está muito difícil conviver com o mínimo de condições sadias para a saúde da população, dos animais, aves e meio ambiente despoluídos. Com os rios secando, inclusive o Madeira, que liga Porto Velho a Manaus em breve teremos racionamento de combustíveis (gasolina e diesel), oriundos da capital amazonense. Manaus, poderá ter problemas com abastecimento de mantimentos e a população ribeirinha já sobre com a falta d´água devido à seca dos rios e dos poços.
Hospital – O diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, disse em entrevista a um programa de rádio em Rondônia, que a autarquia tem a intenção de custear, em parceria com o Governo do Estado a compra e manutenção de um hospital de Porto Velho exclusivamente para atender acidentados de trânsito. A meta é aliviar a situação do Pronto Socorro João Paulo II, que está sempre com excesso de pacientes devido aos inúmeros acidentes no trânsito da capital, a maioria com envolvimento de motocicletas. A proposta é das mais oportunas, pois Porto Velho é a única capital do País, que não tem um PS municipal e toda a demanda de acidentados é atendida pelo JP II prejudicando um atendimento eficiente.
Hospital II – Não há dúvida, que a proposta deve ser estudada, pois o Detran é uma fonte permanente de polpuda arrecadação financeira e, destinar uma parte para adquirir um hospital na capital, já com toda a infraestrutura irá amenizar o excesso de pacientes no PP II, e as pessoas seriam mais bem atendidas. A sugestão de Sandro Rocha também poderia ser levada ao interior, com as Ciretrans destinando parte da arrecadação para adquirir, alugar, ou em forma de comodato formatar parcerias com as prefeituras. O problema será manter a estrutura de recursos humanos, pois é uma despesa permanente e sempre crescente e ficaria com os municípios. Por isso temos creche e, maternidades, por exemplo, abandonadas na capital e no interior, após construí-las e equipá-las geralmente com recursos de emendas parlamentares de deputados estaduais, federais e de senadores. Construir, adquirir equipamentos de última geração não são tarefas difíceis, o problema é manter os recursos humanos para manter os hospitais funcionando.
Vilhena – O Podemos realizará convenção em Vilhena na sexta-feira (2), das 18h às 19h, no salão de festas do parque de exposição da Expovil, e deverá formatar o nome do prefeito Flori Cordeiro como candidato do partido à reeleição. O Podemos de Flori, terá o apoio de mais sete partidos (PL, PP, União Brasil, PSDB, Cidadania, Republicanos e o DC) na sua caminhada na busca de mais um mandato à frente da prefeitura. Na entrevista concedida ao site “Extra de Rondônia”, Flori disse, que “somos uma cidade riquíssima, que tem grandes possibilidades de enfrentar o futuro de uma maneira boa, só que tem que ter ordem. Se ficar com solução de continuidade, interrompendo políticas públicas e mandatos, ficamos muito ruins. Basicamente, colocamos no trilho, precisa ajeitar mais algumas coisinhas para agora começar realmente o progresso”.
Respigo
Alerta importante do deputado estadual Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) da tribuna da Assembleia Legislativa (Ale) esta semana em sessão extraordinária. Segundo ele, que é policial (PM), há14 anos não se realiza concurso público para contratação de policiais penais em Rondônia +++ Como no segmento é difícil colocar comissionados e o sistema carcerário, infelizmente, cresce a cada ano, fica complicado manter um policiamento à altura de as necessidades. O alerta deve mobilizar o setor para que tenhamos concurso público o mais breve possível +++ Apesar de a situação crítica, preocupante pela falta de chuvas e excesso de fumaça em Rondônia, vamos fazer pilhéria com o dia de ontem (31), que seria, segundo lenda, “o melhor para se casar!”. É que hoje (1º), estamos entrando no dia primeiro de “a gosto...”