Publicada em 14/08/2024 às 09h30
O documentário “Vai para Cuba, Eduardo!” é uma propaganda dirigida em defesa da “ditadura do proletariado” em Cuba.
Ontem (13), estreou o documentário “Vai para Cuba, Eduardo!” produzido pelo Instituto Conhecimento Liberta – ICL. O documentário prometia revelar verdades inéditas do modo de vida em Cuba e a opinião do próprio povo, livre de preconceitos e julgamentos. Na minha adolescência revolucionária, com forte influência do meu pai, o Coronel PMPB Severino Lins de Albuquerque, economista de formação e ideologicamente marxista, estudei teóricos do marxismo e da Revolução Francesa, Russa, Chinesa e a Cubana. Sim, estudei Cuba, li vários livros do ditador Fidel Castro (Partido Comunista Cubano – PCC), assistia documentários sobre a Ilha de Fidel, participei de manifestações contra o bloqueio econômico a Cuba e campanhas de solidariedade à ilha comunista no quintal dos EUA. Além de ler o jornal Gramma que meu pai recebia de Cuba mensalmente em casa e a oportunidade de conversar com autoridades cubanas e intelectuais, a exemplo do escritor e poeta Félix Contreras, que visitavam a Paraíba para participar de eventos promovidos pela Associação Cultural Brasil – Cuba José Martí, que meu pai chegou a presidir. Passei minha juventude defendendo ideias políticas equivocadas, sem perceber o óbvio: a ditadura do proletariado! Ou seja, que não tem nada de proletário no poder, liberdade econômica, de opinião e expressão. Mas uma coisa é certa, Cuba é uma ditadura da elite burocrática do Partido Comunista Cubano - PCC. Os índices de educação e saúde são invejáveis, mas em países berços do capitalismo social, como a Noruega, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Suíça, Nova Zelândia, Canadá e outros, também são invejáveis os indicadores sociais. O documentário “Vai para Cuba, Eduardo!” é romancista, por sua vez, uma propaganda dirigida em defesa da ditadura do proletariado em Cuba.
Entrevistou
O documentário “Vai para Cuba, Eduardo!” não entrevistou jovens, estudantes, adultos, idosos, artistas, taxistas, motoristas de transporte coletivo, médicos, barbeiros, trabalhadores rurais na produção de alimentos, fumo e da cana-de-açúcar. O fato de não colher a opinião de populares, comprova que regras foram estabelecidas para produzir o documentário.
Livrar
Eduardo Moreira, com o seu documentário “Vai para Cuba, Eduardo!”, não entregou cenas do cotidiano do povo cubano nos mercados, restaurantes - paladar, padarias, farmácias, hospitais, ambientes universitários e outros. Neste caso, faltaram essas imagens para nos livrar dos preconceitos e julgamento em relação à ditadura comunista em Cuba.
Venezuela I
O assessor de Assuntos Internacionais do Palácio do Planalto, Celso Amorim, sugeriu ao presidente Lula (PT), após ouvir outros atores internacionais, que sugira ao ditador Nicolás Maduro (PSUV), a realização de um “segundo turno” das eleições na Venezuela.
Venezuela II
O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira desembarca hoje (14) na Colômbia para se reunir com o chanceler colombiano, Luis Gilberto Murillo, para discutir a situação na Venezuela. O chanceler Mauro Vieira reafirmou que a instrução do Presidente Lula (PT) é para continuar exigindo os documentos eleitorais ao CNE, para que seja conhecido quem venceu a eleição, se o ditador Nicolás Maduro (PSUV) ou Edmundo González (Plataforma Unitária). Esse exigir parece uma espécie de jogo combinado.
Apoiando
O presidente Lula (PT) reafirmou que o Brasil não romperá relações diplomáticas com a Venezuela, mesmo que o presidente Maduro não divulgue as atas eleitorais que comprovariam sua vitória nas eleições realizadas há duas semanas. Neste caso, Lula e o PT continuam apoiando a ditadura de Nicolás Maduro (PSUV) na Venezuela.
Intermediação
O superintendente do DNIT/Rondônia, André Lima dos Santos, gravou vídeo com o senador Confúcio Moura (MDB), afirmando que a intermediação do senador rondoniense no Ministério de Transporte e no DNIT em Brasília, garantiu o aumento de volume de recursos para recuperar a malha rodoviária federal no âmbito do estado de Rondônia.
Saúde
A maneira como os rondonienses estão sendo tratados quando necessita de atendimento nas unidades de Saúde da rede SUS mantida pelo Governo de Rondônia, mostra a triste realidade do caos do Governo do Coronel Marcos Rocha (União Brasil) em zelar por esse direito garantido constitucionalmente ao cidadão.
Mínimo
Caro leitor, é dever do Estado e não faculdade proporcionar o mínimo de condição para que a população possa ter dignidade quando necessitar de cuidados em saúde. Infelizmente, virou uma barbárie, atrocidade e desprezo total com o atendimento de urgência e emergência nos hospitais João Paulo II, Hospital de Base e o Euro de Cacoal.
Intermediou
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) intermediou, junto à Energisa, a instalação da rede elétrica no Assentamento Margarida Alves 2, localizado no município de Nova União. A Energisa, por meio do programa Luz para Todos, realizou essa obra que traz mais segurança e qualidade de vida aos pequenos produtores rurais assentados.
Animais
A candidata a prefeita de Porto Velho, Mariana Carvalho (União), participou de uma grande reunião com apoiadores da vereadora e candidata à reeleição, Márcia Socorrista (PSDB), que tem um trabalho voltado à saúde e bem-estar animal. No evento, Mariana assegurou que, caso eleita, seu plano de trabalho inclui ações efetivas em defesa da causa dos animais.
Meta
O candidato Ricardo Frota (Novo), que deseja suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB) no Prédio do Relógio, afirmou em entrevista que, caso seja eleito prefeito de Porto Velho, a principal meta da sua gestão será o saneamento básico e água tratada nas torneiras das casas dos porto-velhenses.
Fim
Quando o tema é água tratada, o candidato a prefeito de Porto Velho, advogado Samuel Costa (Rede/PSOL), é mais ousado. Ele defende o fim da concessão do município de Porto Velho para CAERD que realiza o serviço de água e esgoto na nossa capital. Segundo ele, a CAERD não conseguiu entregar a "universalização" do acesso da população porto-velhense à água tratada.
Vice
Acabou o mistério, o candidato a prefeito Léo Moraes (Podemos) protocolou ontem (13) a ata apresentando a sua companheira de chapa, a cerimonialista Magna dos Anjos Queiroz, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Para quem não sabe, Magna que será a candidata a vice-prefeito ao lado de Léo, já secretariou os ex-deputados Agnaldo Muniz, Neodi Carlos, Valter Araújo e Maurão de Carvalho.
Rigor
O Portal da Câmara Municipal de Porto Velho continua sem apresentar as informações no tocante aos gastos individuais dos vereadores, em especial, do uso das verbas indenizatórias. Observamos que o rigor do Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado – TCE, aplicado à Assembleia Legislativa de Rondônia – ALERO, não é o mesmo com a CMPV.
Temática
O candidato a vereador, advogado Anderson Nãnan (Avante), foi o primeiro a levantar a temática da água tratada em Porto Velho. Segundo Nãnan, nas últimas décadas, o país registrou importantes avanços na área do saneamento básico e água tratada, porém, Porto Velho não acompanhou os avanços desses índices.
Dilamite
Nas eleições municipais de 2020, segundo levantamento do Conselho Federal de Enfermagem com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a categoria conquistou 1.192 assentos nas Câmaras Municipais e Prefeituras brasileiras. Quem tem grandes chances de conquistar uma cadeira, dessa vez na CMPV, é o enfermeiro Roberto Dilamite.
Sério
Falando sério, amadureci na companhia dos livros e consegui enxergar o óbvio, ser singular e plural quando necessário, mas uma coisa é certa: eu sou contra o bloqueio econômico dos EUA a Cuba, como também sou contra a ditadura do partido único. Defendo o Estado laico, a democracia, a liberdade de opinião e expressão, o bem-estar social, a propriedade privada, a livre iniciativa, o pluralismo partidário e a pluralidade de ideias.