SAÚDE

Ações vão monitorar recomendações do TCE para melhoria na Saúde

 Em reunião realizada no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), representantes do órgão apresentaram um plano de ação e um sistema informatizado.

Esses instrumentos servirão para monitorar as recomendações da auditoria realizada pelo Tribunal de contas (TCE-RO) junto ao Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), em Porto Velho, e da Central de Regulação estadual.

O objetivo: aumentar a eficiência nos serviços de cirurgias, consultas, exames, procedimentos oferecidos pela unidade hospitalar e os regulados pelo estado.

A auditoria teve como objetivo identificar no HB “gargalos”, oportunidades de melhoria e boas práticas, realizando uma interface com a Central de Regulação estadual (Creg).

A fiscalização se harmoniza com macrodiretrizes do TCE-RO de fazer a Indução para Efetividade de Políticas Públicas, em favor do cidadão, e o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD), ao aproveitar melhor os servidores que atuam diretamente na área de fiscalização.

Representantes de órgãos de controle e da saúde presentes à apresentação

O QUE FOI ACHADO

Durante a auditoria em 2023, o Tribunal encontrou situações, como a ineficiência na gestão de leitos no Hospital de Base, o que leva a prejuízos na prestação de serviços de média e alta complexidade da rede estadual.

Foi identificada ainda atuação no Núcleo Interno de Regulação (NIR) aquém do necessário para apoio à direção na gestão de leitos no hospital, bem como uma atuação parcialmente adequada da Gerência de Regulação Estadual na coordenação e gerenciamento das demandas e oferta de serviços no Hospital.

O corpo técnico ainda verificou a ausência de transparência nas “filas de espera” da regulação estadual, não assegurando o acesso à informação aos usuários e o planejamento da Rede de Atenção à Saúde.

MEDIDAS APRESENTADAS

Já na apresentação, o secretário estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, e sua equipe expuseram, em detalhes, o plano com ações e o sistema informatizado que vão, principalmente, monitorar o que o Tribunal de Contas recomendou como medidas para a melhoria do serviço prestado à população.

Apresentação de plano de ação e sistema informatizado que vão monitorar as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas

A reunião ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)

Participaram, pelo TCE-RO, o relator da saúde e a equipe de auditores responsável pelo trabalho.

Também estiveram presentes, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual, do Conselho e do Comitê Estadual de Saúde, da direção do HB e do Núcleo Interno de Regulação (NIR).