DEFESA CIVIL

Alagamentos pontuais em Cacoal preocupam moradores, mas Defesa Civil descarta risco de enchentes

Alagamentos pontuais foram registrados em Cacoal, no interior de Rondônia, na manhã deste sábado (20), devido às chuvas fortes. As áreas mais afetadas foram as avenidas Uirapuru e Castelo Branco, onde a água chegou a atingir cerca de 30 centímetros de altura.

Apesar da preocupação dos moradores, não houve relatos de danos materiais ou acidentes. A Defesa Civil de Cacoal informou que os rios da cidade estão com níveis controlados e que o risco de enchentes prolongadas é baixo.

“A água já está escoando rapidamente, indicando uma tendência de melhora. Estamos monitorando a situação constantemente e não há motivo para preocupação”, disse Lucas Borghi, Coordenador da Defesa Civil.

Um local de atenção é a área próxima à loja Havan, conhecida por sofrer frequentes alagamentos devido ao acúmulo de água da chuva. Lá, também, a água já está esvaindo.

A Defesa Civil orienta motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres a serem extremamente cuidadosos em ruas inundadas. As autoridades recomendam usar rotas alternativas sempre que possível.

“Em caso de enfrentamento com uma via alagada, lembre-se que a profundidade e correntezas ocultas podem ser traiçoeiras e muitas vezes são subestimadas. Em situações de maior risco ou dúvida, o ideal é contatar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para obter assistência e orientações seguras”, alertou Borghi.