Publicada em 09/05/2025 às 16h16
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, parabenizou o cardeal norte-americano Robert Prevost, agora papa Leão XIV, pela eleição nesta quinta-feira (8).
"Parabéns a Leão XIV, o primeiro Papa americano, por sua eleição! Tenho certeza de que milhões de católicos americanos e outros cristãos rezarão por seu trabalho bem-sucedido à frente da Igreja. Que Deus o abençoe!", escreveu Vance, que é católico, no X.
O vice-presidente norte-americano JD Vance durante reunião em Paris — Foto: REUTERS/Leah Millis
No último dia 3 de fevereiro, o então cardeal Prevost compartilhou, em seu perfil no X, um texto com o título “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”, que critica uma fala do vice norte-americano.
Na época, Vance afirmou, em entrevista à emissora Fox News, que "existe um conceito cristão de que você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade, depois ama seus concidadãos e, depois disso, prioriza o resto do mundo. Boa parte da extrema esquerda inverteu completamente isso."
A última mensagem de Prevost postada na rede social X, de antes do conclave, ainda reproduz uma crítica à decisão de Trump de enviar deportados a prisões de El Salvador:
A postagem original, de 14 de abril, afirma que "Trump e (o presidente salvadorenho, Nayib) Bukele, usam o (Salão) Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal (...)", em referência à polêmica deportação do salvadorenho Kilmar García, que foi deportado por engano durante a gestão Trump.
imprimir


