Publicada em 31/05/2023 às 08h56
A Coreia do Norte lançou um satélite de espionagem militar nesta terça-feira (30), provocando alarmes na Coreia do Sul e no Japão, mas o dispositivo caiu no mar sem atingir seu alvo, informou a mídia estatal de Pyongyang na quarta-feira.
"O lançamento do novo foguete de transporte por satélite 'Chollima-1' caiu no Mar Ocidental (Amarelo) depois de perder o impulso devido ao arranque irregular do motor de dois estágios", confirmou a agência oficial de notícias KCNA.
Antes do anúncio de Pyongyang, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul indicou que seus militares estavam analisando o ocorrido com o lançamento, depois que o dispositivo desapareceu de seus radares.
"O projétil (norte-coreano) desapareceu do radar antes de atingir o ponto de chegada pretendido", informou o órgão à agência de notícias sul-coreana Yonhap.
A Administração Nacional de Desenvolvimento Aeroespacial da Coréia do Norte atribuiu a falha no lançamento à "baixa confiabilidade e estabilidade do novo sistema de motor aplicado ao Chollima-1 e à natureza instável do combustível usado".
A entidade disse que investigaria completamente as "falhas graves" reveladas no lançamento do satélite e tentaria novamente "assim que possível".