Publicada em 10/01/2022 às 09h21
No próximo dia 12 de janeiro, os professores da rede pública municipal vão receber em folha suplementar um residual do rateio do Fundeb - Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – no valor de R$ 1.520,00. Em dezembro, os professores já haviam recebido R$ 2.800,00, após aprovação do rateio dos recursos pela Câmara Municipal de Porto Velho.
O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos), que foi o relator do Projeto do Executivo, foi comunicado hoje sobre o pagamento do residual do abono e destacou a luta dos professores às vésperas do Natal, quando o prefeito Hildon Chaves ficou melindrado com algumas críticas e por pouco não vetou o pagamento do abono natalino à categoria.
“Não fosse pela atuação abnegada desses professores, a exemplo da professora Val, e da Comissão de Servidores, fatalmente esse abono não teria saído. A ordem do prefeito na véspera do Natal era a suspensão do abono e isso iria atingir centenas de servidores que já estavam fazendo planos com esse dinheiro. Foi uma luta que valeu a pena e que garantiu um final de ano diferente para muitos servidores da Educação”, ressaltou o vereador.
Everaldo lembrou ainda que, em meio as discussões, até o presidente da Câmara Municipal abandonou a mesa de negociações, dizendo que não podia fazer ´nada aos 45 minutos do segundo tempo´ pois o prefeito já tinha decidido a questão.
´Estive nessa reunião e me pronunciei sobre o assunto no plenário da Casa, durante uma reunião informal com os professores. O prefeito não está fazendo nenhum favor aos professores, pois o abono é pago com dinheiro da Educação”, finalizou Everaldo Fogaça.