Por Sângela Oliveira/Secom
Publicada em 29/01/2020 às 13h55
Um aparelho de raio-X foi entregue para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), na última terça-feira (28), na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), em Porto Velho.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo recebeu o equipamento, que foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado Edson Martins, no valor de R$ 94 mil. “Este aparelho vai proporcionar a realização de radiografias nos nossos pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que melhora muito a assistência oferecida e facilita o trabalho dos nossos servidores”, destacou Fernando Máximo.
O aparelho de raio portátil será usado na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI), que é uma extensão do Pronto Socorro João Paulo II, com 35 leitos de UTI. “Nosso aparelho já estava bem sucateado, realmente tinha a necessidade da troca e nós fomos agraciados e contemplados com esse Raio-X, que é de extrema importância: ele complementa os exames laboratoriais para fechar diagnósticos e dar continuidade ao processo terapêutico dos pacientes. O exame de imagem identifica uma possível pneumonia e também a localização de sondas de acessos centrais, que ocorre diariamente na UTI”, explicou Damile Cristina Neves da Silva, coordenadora geral da AMI.
Secretário de saúde, Fernando Máximo conversando com servidores do SAMD
VISITA
O secretário de saúde, também visitou o Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar (Samd) e reuniu-se com os servidores, ouviu necessidades e sugestões e atendeu demandas da Unidade de Saúde, que desempenha um papel fundamental no cuidado dos pacientes internados em casa. “Este serviço é fundamental para desospitalizar pacientes que podem ser tratados por equipe multiprofissional em casa, evitando os transtornos de estarem dentro de um hospital e longe da família e até os riscos de uma infecção hospitalar”, disse Fernando Máximo.
A coordenadora do Samd, Mariana Aguiar, destacou a visita do secretário. “Foi de grande importância para os servidores que compõem a equipe. Nós trabalhamos assiduamente e todos ansiavam por essa visita. A fala dele muito nos alegrou, externou situações positivas e realistas do cenário atual, e principalmente se colocando à disposição para resolver nossos problemas. O secretário se mostrou sensível a nossa causa e com todo esse apoio da Sesau, certamente nós iremos fortalecer ainda mais a assistência domiciliar”, afirmou a coordenadora.
imprimir

