Publicada em 04/09/2024 às 14h34
Porto Velho, RO – A candidata à Prefeitura de Porto Velho, Euma Tourinho, do MDB, publicou em seu Instagram um vídeo no qual utiliza a expressão “cartas marcadas” para criticar seus adversários na disputa pelo cargo. A postagem gerou uma reação imediata de Samuel Costa, da Rede Sustentabilidade, um dos candidatos citados no vídeo.
Euma diz que Samuel, Célio e Benedito não têm chance / Reprodução
No texto de sua publicação, Tourinho afirmou: “O jogo de cartas marcadas da prefeitura de Porto Velho está aí. Os poderosos estão querendo empurrar a todo custo a escolha deles para você. Agora, cabe a nós decidir: vamos fazer o melhor para os poderosos ou para nós de Porto Velho?”. Ela se identificou como candidata e declarou: "Eu sou Euma Tourinho, Prefeita 15 e tenho coragem para fazer o certo”.
Na transcrição do áudio do vídeo, a candidata faz novas críticas aos adversários, dizendo: “Esse é o jogo de cartas marcadas da prefeitura de Porto Velho. Esses três candidatos não têm chance. E esse aqui, também não. Sobraram dois. Esse tem alguma experiência. É bem intencionado. Mas vão jogar para escanteio. Essa aqui é a candidata dos poderosos. Que estão querendo empurrar goela abaixo das pessoas. Mas a Patricinha não tem pulso para comandar a cidade. Até que essa aqui apareceu. E o jogo mudou. A juíza que sempre fez o certo. Tem capacidade de gestão. Coragem para encarar os problemas. E enfrentar os poderosos. Se você quer que Porto Velho avance, essa é sua única opção”.
Na visão da ex-juíza, Ricardo Frota também não tem chance / Reprodução
A reação de Samuel Costa foi rápida. Em suas redes sociais, o candidato respondeu: “Chega de plágio e discurso ensaiado feito por marketeiro de fundo de quintal. Vamos debater os verdadeiros problemas de Porto Velho e deixar o ódio gratuito para quem não tem proposta. Juíza Euma Tourinho, te espero no debate, mas com ideias originais dessa vez!”.
Na transcrição do vídeo, Costa diz: “Gente, recebi aqui de alguns amigos o vídeo da candidata Euma Tourinho, do MDB, que tenta a todo instante descredibilizar as candidaturas. Candidata, todos têm chances, maior ou menor, mas têm. E a eleição é como garimpo, a gente só sabe no momento da apuração. Cuidado, viu? Vamos descer do salto para não cair do cavalo. Mas antes de mais nada, eu gostaria de frisar uma situação. O que ocorre no MDB, no partido da Euma Tourinho. Houve uma debandada, ela não tem controle da nominata, já mostra que não tem muita habilidade em governança, habilidade política para conduzir uma nominata. Com o fundão multimilionário que ela recebeu, sequer vai conseguir eleger um único vereador para compor o parlamento municipal. Outra coisa, candidata Euma, eu sei que senhora só está chegando agora nesse jogo, mas no debate, já que a senhora tanto chama, né, todo mundo pro debate, não vai ter teleprompter. Esse vídeo que a senhora fez é uma cópia fajuta, um plágio, da proposta, né, do Marketing Digital, que o Pablo Marçal e a Tabata Amaral, em São Paulo, fizeram. Se for pra fazer, vamos fazer com inovação, ter um pouquinho mais de criatividade, e senhora tem recursos financeiros pra poder contratar bons marqueteiros. E sair atirando de forma gratuita nos seus adversários não condiz no seu histórico à frente da magistratura em nossa cidade. No mais, minha irmã, te aguardo no debate. Vamos debater o problema de Porto Velho, tá bom? Chega de plágio”.
O VÍDEO DE EUMA:
A REAÇÃO DE SAMUEL: