☰
✕
  • Editorias
    • Política
    • Artigos & Colunas
    • Geral
    • Polícia
    • Interior
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Entretenimento
  • Últimas Notícias
  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fale Conosco
  • Privacidade
COLUNA FALANDO SÉRIO

Marcos Rogério pavimenta reeleição ao Senado; Máximo é “sonho de consumo”; e Rocha deveria confiar em Maurício

Publicada em 01/10/2025 às 10:34

A regra de ouro na política é a palavra de honra

CARO LEITOR, que o mineiro tem fama de desconfiado, isso todo mundo sabe. Essa fama surgiu no início do século XVIII com a presença maciça de aventureiros, viajantes e tropeiros em Minas Gerais. Muitos desses forasteiros tinham a fama de roubar o bem mais precioso das famílias mineiras que viviam nas vilas e fazendas. Esse bem precioso não era o ouro, e sim, o queijo. O queijo servia de escambo. Isso porque dinheiro era raro naquela época. Sem dinheiro, a prática comum à época era o escambo, que é o ato de trocar um produto pelo outro, sem usar moedas. Na política mineira não é diferente, costumeiramente, os políticos mineiros precisam de tempo para absorver a informação que recebem, amadurecer a tratativa e tomar a decisão. Neste caso, não é diferente na política e entre os representantes políticos que fecham alianças e acordos com desconfiança um do outro. Por fim, a regra de ouro na política é a palavra de honra.

Honra

A palavra de honra como regra de ouro na política representa um ato de caráter e princípios, sendo um valor essencial, como visto em ditados que associam a honra à coragem e à retidão.

Confiança

Os políticos neófitos precisam compreender que a palavra de honra gera confiança. Por sua vez, honra e confiança são virtudes que não recebemos do dia para a noite, é preciso anos de lealdade, fidelidade e empenho para conquistá-las.

Beija-flor

Segundo o DCM, o PT poderá lançar o Neguinho da Beija-Flor para concorrer com Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Senado no Rio de Janeiro. A estratégia da cúpula petista é derrotar o filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pelas urnas.

Edital

STF comunica o deputado federal licenciado e antipatriota Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por edital. Com a publicação da citação, o parlamentar terá o prazo de 15 dias para manifestar ciência da denúncia. Se o deputado não se pronunciar, poderá ser julgado à revelia pelo Supremo.

Imagem

Depois da derrota com a PEC da Blindagem, parlamentares bolsonaristas, no sentido de melhorar a imagem perante a opinião pública, fecharam acordo para votar hoje (01) a isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais, o que deve beneficiar dez milhões de brasileiros.

Pavimenta

O senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) pavimenta sua reeleição ao Senado tendo como coadjuvante na disputa o agropecuarista Bruno Scheid (PL-Ji-Paraná). Esse último disputa sua primeira eleição como candidato a senador com as bênçãos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Sonho

Fontes da cúpula do PL revelaram à coluna que o sonho de consumo do senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) é o deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-Porto Velho) como candidato a governador da sigla bolsonarista em Rondônia.

Desejo

Por que esse desejo do senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) pelo deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-Porto Velho) como candidato a governador pelo PL? Porque facilitaria a entrada de Rogério no eleitorado de Porto Velho.

Apoio

O deputado federal Fernando Máximo (União Brasil-Porto Velho) para consolidar a eventual possibilidade de disputar o governo, sabe que precisa do apoio do prefeito Léo Moraes (Podemos-Porto Velho). Neste caso, Máximo foi o elo de diálogo entre Léo e o senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná), após vencidas as mágoas entre ambos.

Planos

O prefeito Léo Moraes (Podemos-Porto Velho) sabe que a vitória de Máximo para o governo e o senador Marcos Rogério (PL-Ji-Paraná) reeleito, atrapalham seus planos futuros de voltar a disputar o governo. Assim, Léo deverá apostar suas fichas no vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil-Porto Velho).

Findar

Falando em atrapalhar, faltam cinco meses para findar o governo do Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) caso seja mesmo candidato a senador. Tanto Rocha, a primeira-dama Luana Rocha e o irmão Sandro Rocha precisarão ser abraçados com a saída do poder para disputar eleição.

Abraçados

Para serem abraçados no instante da solidão do poder, o governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho), a primeira-dama Luana Rocha e o irmão Sandro Rocha precisam vencer as desconfianças e reorganizar o seu grupo político no sentido de saírem vitoriosos nas urnas nas eleições do próximo ano.

Confiança

O governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) deveria dar um voto de confiança ao deputado federal Maurício Carvalho e à deputada federal Cristiane Lopes, ambos do União Brasil. Neste caso, abrir mão do DER, SEOSP e SEDEC, acabando com o clima de desconfiança entre todos.

Desconfiança

Falando em desconfiança, o voto de confiança significa apoiar e acreditar na palavra de honra e capacidade de alguém, um projeto ou uma iniciativa, mesmo diante de incertezas, com o objetivo de permitir que avancem, fomentando a colaboração, parceria e, consequentemente, o sucesso.

Desapegar

Os auxiliares diretos do governador Coronel Marcos Rocha (União Brasil-Porto Velho) precisam pensar como grupo político coeso e preparados para ganhar eleição com Rocha, a primeira-dama Luana Rocha e o irmão Sandro Rocha. Para isso, precisam desapegar-se dos cargos que ocupam e já cuidar dos arranjos da campanha e da pré-campanha.

Comprovou

Por que entregar à SEOSP em vez da SEJUCEL? O secretário-chefe Elias Rezende comprovou competência para permanecer à frente da Casa Civil, portanto, não tem sentido ficar acumulando duas pastas, ou seja, ficar à frente também da SEOSP.

Trilhos

A SEJUCEL foi colocada de volta nos trilhos com a gestão transparente, eficiente e eficaz de Paulo Higo à frente da pasta que cuida da Cultura, Esporte e Lazer. Não falta recurso para os eventos culturais e o apoio a artistas e desportistas. Esse merce continuar frente a referida pasta.

Turismo

Falando em cultura, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos-Porto Velho) solicitou à SEJUCEL a revitalização e reabertura do Museu Memorial Coronel Jorge Teixeira, em Porto Velho. A solicitação busca resgatar a história e valorizar o turismo cultural na capital rondoniense.

Aniversário

O aniversário de 111 anos de Porto Velho ganha destaque com o bolo “maceta” de 111 metros, show da cantora Joelma, que se apresenta amanhã (2) ao lado do Prédio do Relógio e da tradicional locomotiva 18, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), essa deve voltar a apitar e circular por apenas um trecho de 40 metros.

Lixo

A Comissão de Acompanhamento da Transição do Serviço de Coleta de Lixo da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Thiago Tezzari (PSDB-Porto Velho), está dentro do prazo para finalizar o relatório em relação à transição dos serviços prestados de coleta de lixo pela Marquise para a Amazonfort.

Sério

Falando sério, a palavra de honra revela a força de virtudes como honestidade, integridade e dignidade. Precisamos tomar cuidado com as pessoas em quem depositamos nossas expectativas. Portanto, a palavra de honra deve ser dada a quem realmente a merece, não a quem age com falsidade e engana a todos.

Fonte: Herbert Lins

Leia Também

Deputado Luizinho Goebel solicita melhorias para a Escola Shirlei Ceruti, em Vilhena

Ieda Chaves solicita providências da Sesau diante da falta de neuropediatras em Rondônia

Marcos Rogério pavimenta reeleição; Máximo é “sonho de consumo”; e Rocha deveria confiar em Maurício

Delegado Camargo propõe projeto que obriga exibição dos Dez Mandamentos em salas de aula de Rondônia

Deputado Ezequiel Neiva contribui com melhorias na infraestrutura rural em Vale do Anari

  • Twitter
  • Facebook
  • instagram
  • pinterest
  • Capa
  • Fala Conosco
  • Privacidade
© Rondônia Dinâmica, 2020