COLUNA FALANDO SÉRIO

Coligações partidárias ou barganha política?; PP vai de Mariana Carvalho; Jair Montes perseguido por forças ocultas

 No período eleitoral, os partidos formalizam alianças através das coligações em torno de uma candidatura majoritária para conquistar espaços de poder e de tomada de decisões. Mas você sabe como acontece isso, caro leitor? A legislação eleitoral permite a formalização de coligação na chapa majoritária, porém, o grande problema está na motivação e na forma como os partidos fazem isso. Mas antes de falar sobre o jogo de negociações partidárias, eu quero te explicar o porquê de os partidos serem tão disputados, principalmente nas cidades onde há transmissão local de rádio e televisão. Cada partido tem um tempo de rádio e TV, definido conforme a quantidade de deputados federais que elegeu para a Câmara dos Deputados. Atualmente, os partidos que têm mais tempo de rádio e TV são: PL, União Brasil, PP, Republicanos, PSD, MDB e o PT. Já os demais partidos contam com pouco tempo de rádio e TV. O tempo de rádio e TV e a nominata proporcional valem ouro numa campanha eleitoral, e vale muito. Não vou para o sentido epistemológico da palavra, mas para conquistar o apoio de partidos com bastante tempo de rádio e TV, alguns candidatos majoritários são capazes de vender até a alma para o diabo. Já outros negociam secretarias, cargos, contratos e concessões. Ou seja, ao invés de coligarem por um projeto de cidade ou por ideologia, eles simplesmente fazem um negócio, uma barganha política. E nessa quem perde é a população. Porque, ao invés de receberem servidores e secretários técnicos, simplesmente recebem representantes partidários. Diante do exposto, o eleitor precisa buscar aquele candidato que tenha o melhor projeto de gestão pública para o país, estado e o município.

Perplexidade

Caro leitor, você já deve ter se perguntado: por que é um fato habitual na nossa política cotidiana a formalização de alianças entre partidos com origens, projetos e compromissos antagônicos, que causam tanta perplexidade e indignação da maioria dos brasileiros?

Emblemáticas

O modo como se constrói alianças partidárias no Brasil, extrapola o simbolismo dos limites do razoável e do tolerável no jogo do poder. Nenhum gesto é tão poderoso e capaz de impactar tanto a opinião pública quanto alianças emblemáticas de partidos e de personalidades políticas.

Kamala

Como escrevi, a desistência do presidente Joe Biden serviria para unir o partido Democrata nos EUA. Já a indicação da vice-presidente Kamala Harris para sucedê-lo, Biden fez uma demonstração de estadista. Kamala recebe a missão de ser a protagonista da luta do bem contra o mal. 

Escrevi

Como escrevi, os dirigentes partidários do Partido Progressista - PP, deram um prazo para o pré-candidato agroboy Valdir Vargas ao Prédio do Relógio, se alinhar com os pré-candidatos a vereadores, escutar o marqueteiro e crescer sua performance nas pesquisas eleitorais.

Declinou

O neófito em política, o agroboy Valdir Vargas, foi na direção contrária das orientações dos dirigentes partidários. Na manhã (20) de sábado, Vargas percebeu que a candidatura majoritária é um jogo pesado e declinou da candidatura ao Prédio do Relógio.

Apoio

Na manhã de sábado (20) no Hotel Rondon, a convenção municipal eleitoral do PP com a presença da deputada federal Silvia Cristina (PP) e aval do senador Ivo Cassol (PP), o presidente municipal da sigla Claudio Faria, o secretário-geral Amado Rahhal, o tesoureiro-geral Cesar Licório e os demais dirigentes partidários, somado aos candidatos a vereadores, decidiram pela coligação com a pré-candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio.

Condição

No sábado (20) pela manhã, o PSB realizou no Rondon Palace Hotel a sua convenção eleitoral para homologação de candidaturas a vereadores à CMPV, porém, mão confirmou o nome do socialista Vinicius Miguel como candidato ao Prédio do Relógio. Neste caso, Vinicius continua na condição de pré-candidato a prefeito.

Aguarda

A ata do PSB ficou aberta para o candidato majoritário a prefeito e vice-prefeito em Porto Velho e delegou a responsabilidade para a Executiva do partido decidir, dentro do prazo legal, o posicionamento do partido na disputa majoritária ao Prédio do Relógio. Neste caso, o PSB aguarda coligação ou barganha política para fechar a sua ata?

Tietando

Na convenção do PSB, o pré-candidato Vinicius Miguel (PSB) convidou o pré-candidato Samuel Costa (Rede/PSOL) para se fazer presente. Terminada a convenção pela manhã, Vinicius se encontrou a tarde com o pré-candidato Célio Lopes (PDT). No dia seguinte, que foi ontem (21), Vinicius tietando, participou da convenção do candidato Benedito Alves do Solidariedade.

Possibilidade

Conversei com o pré-candidato a prefeito Vinicius Miguel se ele estaria aberto a composições? Vinicius respondeu que não descarta a possibilidade de compor com os pré-candidatos Léo Moraes (Podemos), Euma Tourinho (MDB), Mariana Carvalho (União Brasil), Bendito Alves (Solidariedade), Célio Lopes (PDT), e Samuel Costa (Rede/Psol). É como escrevi anteriormente, Vinícius não é candidato e deseja continuar cursando medicina.

Tieta

Vinicius Miguel terminou a eleição municipal de 2020 em terceiro lugar pilotando uma Mercedes e hoje pilota uma Ferrari, mas dirige como se fosse um fusca na corrida ao Prédio do Relógio. Falei para o próprio que o jogo da indefinição e essa tietagem só o enfraquece. Neste caso de tietagem, me faz lembrar a personagem Tieta do Agreste da novela Roque Santeiro.

PRD

O Partido da Renovação Democrática - PRD, resultado da fusão do PTB e Patriota, realizou na tarde de sábado (20), a convenção municipal eleitoral para homologação dos candidatos a vereadores e formalizar a coligação na majoritária com a pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil) ao Prédio do Relógio.

Agradeceu

A convenção do PRD comandada pelo vereador Aleks Palitot foi festiva com clima de harmonia e alegria. A pré-candidata Mariana Carvalho esteve presente e agradeceu o apoio de todas as lideranças da nova sigla e fez um discurso de candidata majoritária. Mariana perdeu a linguagem baby talk, por sua vez, demonstrou conhecer os meandros da gestão municipal.

Prestigiando

Estiveram também prestigiando a Convenção do PRD o presidente estadual do Republicanos, médico Aparício Carvalho; o deputado federal Maurício Carvalho (União); o presidente do Diretório Municipal do Avante, advogado Breno Mendes; e os deputados estaduais: Ribeiro do Sinpol, Edevaldo Neves e Pedro Fernandes, todos da sigla PRD.

Benedito

Ontem (21), o partido Solidariedade oficializou em convenção a candidatura do ex-conselheiro do Tribunal de Contas – TCE/RO, Benedito Alves, na disputa à Prefeitura de Porto Velho. O partido homologou 24 nomes como candidatos a vereadores e deixou a ata aberta para escolha do candidato a vice-prefeito, que pode ser escolhido posteriormente internamente ou por meio de coligação com outra legenda.

Estranhamente

Aparentemente, parece que o candidato Benedito Alves ao Prédio do Relógio, negociou com a Executiva Nacional do partido Solidariedade a direção estadual do partido e tomou para si o comando da legenda que entes estava sob a tutela do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB). Entretanto, a sua irmã Mirlene Cruz, estranhamente, figura no cargo de primeiro vice-presidente na Executiva Estadual.

Anotado

O pré-candidato Benedito Alves ao Prédio do Relógio, que preside do Diretório Municipal do partido Solidariedade, continua com o nome anotado como Dirigente partidário no PSD. Será uma pequena dor de cabeça para resolver na esfera da justiça eleitoral.

Avante

Ontem (21), também foi a vez do Avante fazer a sua convenção municipal para homologar as candidaturas de vereadores e a coligação com a pré-candidata Mariana Carvalho (União) ao Prédio do Relógio. Foi uma linda festa democrática e lotou as dependências internas e externas da CMPV.

Esperança

Sinceramente, Jair Montes, mesmo sem mandato e sendo perseguido por forças ocultas, é um vencedor. Conseguiu reunir um timaço de candidatos a vereadores no Avante e a legenda deverá conquistar duas cadeiras na CMPV. Com Jair, “podem matar a flor, mas não mata a esperança”.

Presente

A pré-candidata Mariana Carvalho (União) se fez presente a Convenção do Avante, agradeceu o apoio da sigla e o seu discurso, causou boa impressão aos presentes, arrancando palmas e gritos esfuziantes de “prefeita do povo”.

Prestigiando

Estiveram prestigiando a convenção da Avante do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), o deputado federal Mauricio Carvalho (União), o prefeito Hildon Chaves (PSDB), vereador Gilber Mercês (PL) e o presidente municipal do PSD, Robério Gomes.