FAIXA DE GAZA

Houthis usam "barco-drone" para afundar navio grego no Mar Vermelho

Militantes Houthis afundaram um navio comercial grego no Mar Vermelho, informou o grupo rebelde do Iêmen em nota publicada nesta quarta-feira (19). O bombardeio teria acontecido no último dia 12, informou a United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO) na terça (18).

O carvoeiro grego Tutor é o segundo navio que os Houthis afundam no Mar Vermelho desde que declararam apoio ao grupo terrorista Hamas na guerra contra Israel, em novembro de 2023. O Rubymar, de propriedade do Reino Unido, foi o primeiro navio afundado pelos rebeldes, em 2 de março.

A embarcação grega foi atingida por mísseis e por um "barco-drone" --carregado de explosivos e controlado remotamente-- e começou a afundar, segundo relatos feitos à Reuters por membros da UKMTO e dos Houthis.

Os Houthis atacaram o navio grego porque ele teria violado o bloqueio realizado pelo grupo no Mar Vermelho e entrado no porto de Haifa, em Israel, segundo nota da organização iemenita.

No comunicado, o grupo rebelde ainda reforçou o apoio ao Hamas e pediu para "todas as empresas de navegação levarem nossos avisos a sério, caso contrário, elas serão totalmente responsáveis pela segurança dos navios e tripulações".