FORÇA DA NATUREZA

Islândia: vulcão entra em erupção em Grindavik e lava invade cidade

Um vulcão localizado na pequena cidade pesqueira de Grindavik, na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção neste domingo (14/1), de acordo com autoridades locais. A região tinha sido evacuada na noite anterior.

“De acordo com as primeiras imagens do voo de vigilância da Guarda Costeira, abriu-se uma fenda em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a norte de Grindavík”, disse o Instituto de Meteorologia da Islândia (IMO, na sigla em inglês).

Essa é a segunda erupção na península em um mês e a quinta desde 2021. Em 18 de dezembro de 2023, uma atividade sísmica provocou uma erupção na região.

“Não há vidas em perigo”, diz presidente

Todos os 4 mil habitantes de Grindavik (a 40 km da capital Reykjavik) foram evacuados em novembro do ano passado, contudo, cerca de 100 pessoas retornaram a suas casas no sábado, conforme as autoridades locais.

Mas, segundo o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, “não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas”. Além disso, ele confirmou no X (antigo Twitter) que não houve interrupções nos voos.

No momento, o IMO elevou o nível de alerta para “emergência” – o mais alto da escala de três níveis. Isso sinaliza que os acontecimentos podem ameaçar danos a pessoas, comunidades, propriedades ou ao meio ambiente.

O presidente deve realizar uma coletiva de imprensa pela noite.

Imagens da emissora estatal RUV mostram que a correnteza de lava já invadiu a cidade de Grindavik (veja abaixo) e incendiou diversos imóveis. Mesmo com os esforços para conter o material vulcânico.

Nas últimas semanas, as autoridades islandesas construíram barreiras de terra e de rocha para impedir que a lava avançasse para a cidade de Grindavik.

Vulcões

Situada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte — duas das maiores do planeta Terra — a Islândia tem, ao todo, 33 vulcões ativos.