GUERRA NA UCRÂNIA

Kiev confirma ataque com 'drones' a petroleiro russo no Estreito de Kerch

O SBU confirmou que realizou uma operação especial bem-sucedida em coordenação com a Marinha, utilizando um 'drone' naval e explosivos para atacar o petroleiro russo SIG, que transportava combustível para os soldados russos. O ataque ocorreu durante a noite, na zona sul do estreito de Kerch.

O navio-tanque SIG sofreu um buraco na linha de água, provavelmente como resultado do ataque do drone naval, mas não houve vítimas relatadas. O navio está sujeito a sanções norte-americanas por ter fornecido parafina às forças russas durante a guerra na Síria.

A ponte que liga a península da Crimeia à Rússia foi suspensa temporariamente durante três horas após o ataque, mas o tráfego foi retomado no início do dia. O barco tinha 11 pessoas a bordo, e vários membros da tripulação ficaram feridos por estilhaços de vidro durante o ataque.

Os ataques na região têm aumentado desde que a Rússia decidiu retirar-se do acordo ucraniano de exportação de cereais, acusando a Ucrânia de incumprir sua parte do plano. Ambos os países declararam que todos os navios que navegam nas águas do Mar Negro serão considerados transportes de carga militar após a ruptura do acordo.