JOGO DE TABULEIRO

A importância do centro do tabuleiro no xadrez

 As casas e4, d4, e5, d5 no centro do tabuleiro são muito importantes. Elas comparam-se a uma colina do alto da qual pode se ver todo o campo de batalha ou lançar um ataque nocauteador a qualquer alvo do tabuleiro. Expressões como: "luta pelo centro", "controle do centro", e "minar o centro" também refletem instantes cruciais da batalha e são velhas conhecidas de qualquer jogador experiente.

A luta pelo centro começa mesmo nos primeiros lances. O lado que conquista uma vantagem no centro geralmente garante uma facilidade de mover suas peças de um lado para outro do tabuleiro, o que constitui uma vantagem para suas forças. Há mais de 150 anos atrás o combate pelo centro era bem descomprometido e cavalheiresco. As brancas em geral corriam e ocupavam o centro com os seus peões e dispunham-se razoavelmente a sacrificar material.

Os gambitos, ou as aberturas em que se entregava material, estavam em uso.

1. e4 e5 2. f4! ef (atualmente a resposta mais comum é 2...d5) 3. ed d5!, tornando o combate central mais sutil. 3. Cf3 Wilhelm Steinitz (1836-1900), oficialmente o primeiro campeão mundial, gostava de jogar d4, de modo a permitir 3...Dh4+ 4. Re2, Ele acreditava que ter uma vantagem no centro era mais importante do que uma boa proteção para o Rei. 3...g5 4. Bc4 g4 5. 0-0! gf 6. Dxf3 Df6 7. d3 Bh6 8. Cc3 Ce7 9. Bxf4 d6 10. Bxh6 Dxh6 11. Dxf7+ Rd8 12. Tf6 Dg5 13. Taf1.

 Esta foi a continuação de uma das partidas disputadas pelo Grande Mestre russo Mikhail Chigorin, em 1878.  As brancas sacrificaram uma peça para desencadear um forte ataque, onde a sua superioridade no centro desempenhou um papel decisivo.

Movimento Especiais

ROQUE

O roque é uma jogada estratégica feita para proteger o Rei. Ao mesmo tempo, a torre virá mais rapidamente ao centro, onde normalmente se realiza a batalha na fase da abertura. É uma jogada especial do Rei. Apesar de ser efetuado com o Rei e a torre, ele só e considerado lance do Rei. O primeiro cuidado, portanto, é sempre tocar no rei primeiro, para só depois executar a parte da torre. Feito ao contrário, o adversário pode exigir a aplicação da regra peça tocada, peça jogada, obrigando o infrator a jogar só com a torre, único lance em que duas peças se deslocam ao mesmo tempo, o roque é executado em duas etapas. Primeiro, o Rei, que deve estar em sua casa inicial, se desloca duas casas (sentido horizontal) em direção a qualquer uma das torres, desde que esteja também em sua casa inicial. Depois, a torre corresponde passa por cima do Rei e coloca-se ao lado deste, completando a jogada.

Quando o roque é feito com a torre da ala da Dama (Rainha), chama-se roque maior.

Essa jogada, entretanto, é terminantemente proibida, caso o rei já tenha se movido, mesmo que esteja de volta à casa original. Se uma das torres se moveu, o roque ainda pode ser feito com a outra torre. Caso as duas torres já tenham deslocado, o lance não pode ser efetuado em nenhuma hipótese. Ele é temporariamente proibido quando: a) Houver uma peça entre o Rei e a Torre; b) O Rei for atacado, ou seja, estiver em xeque; c) O Rei for atacado depois de efetuar o roque; d) O rei, ao efetuar o roque, passar por casas dominadas por peças contrárias.

EN PASSANT

O en passant (palavra francesa que quer dizer "de passagem") é uma jogada especial do peão, que em seu lance inicial, ao avançar duas casas, podem fazer isso -, desde que, completada a jogada, o primeiro esteja numa casa imediatamente ao lado do inimigo. A captura é feita, então, como se o peão a ser tomado tivesse avançado apenas uma casa. Isso só pode ser feito no lance imediatamente a seguir. Depois perde-se o direito de fazê-lo - o único no xadrez em que a peça capturadora não fica no lugar da peça capturada.

en passant é uma jogada recente se comparada à idade do jogo. Foi por volta de 1560 que o enxadrista espanhol Ruy Lopez veio com essa novidade. Provavelmente como reação à jogada dupla do peão, também regra relativamente moderna. A grande vantagem do En Passant é diminuir o risco de surgirem posições fechadas e bloqueadas.

*Heptacampeão Estadual de Xadrez