
Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 04/07/2025 às 14h00
Mudanças – Na coluna de quinta-feira (3) cobramos as reformas nas equipes do governador Marcos Rocha (União), e do prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos). O prefeito, disse em entrevista que as mudanças são necessárias, para que a equipe seja ajustada, após pouco mais de seis meses de trabalho. E está correto, porque nem sempre tudo funciona como foi planejado, ainda mais na administração pública, que desafia até a lei da física. Na política, a menor distância entre dois pontos não é uma linha reta. Via de regra os caminhos são tortuosos e requerem muita habilidade para que tudo funcione regularmente. Os administradores públicos enfrentam enormes desafios para poder levar avante os compromissos de campanha e que atendam os interesses de a maioria da população. Rocha se manteve em silencia durante a semana...
Reforma – Esta semana o prefeito Leo Moraes (Podemos) foi recebido no Ministério Público (MP) estadual, pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago para apresentar o projeto da reforma administrativa, que será implantado no município já a partir de segunda-feira (7). Leo detalhou pontos importantes do projeto a Alexandre Santiago, à promotora de Justiça Flávia Barbosa Shimizu Mazzini, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça; secretário-geral de governo, Sérgio Paraguassu, secretário-adjunto de políticas governamentais, Cassio Vidal. Segundo Leo Moraes, a reforma tem como objetivo melhorar da gestão e garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos sempre visando a melhoria da qualidade de vida para a população.
Embargos – Rondônia, assim como os demais Estados da Amazônia são prejudicados com ações do Ministério do Meio Ambiente, que tem a ministra frente Marina Silva, que foi criticada pela deputada federal Cristiane Lopes (União-RO). A parlamentar disse em audiência da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, que são necessárias medidas urgentes para destravar a produção rural do Norte do País. “Ministra Marina Silva, deixe o nosso povo produzir. Chega de burocracia, de abandono e de embargos injustos. Somos o Norte, somos o agro que alimenta o Brasil”, afirmou a deputada na defesa dos agricultores, porque a maioria vive sob ameaça constante, sem acesso à regularização fundiária e dificuldades para poder exercer suas atividades, de trabalhar em razão de embargos arbitrários e ações invasivas de fiscalização. “Recebo ligações diárias de homens e mulheres psicologicamente abalados. Dormem sem saber se no dia seguinte terão onde trabalhar e sobreviver com suas famílias. Isso é desumano”, afirmou.
ONGs – Cristiane também criticou a Embrapa, por falta de políticas públicas eficientes. “Estamos do lado do homem e da mulher do campo. O agronegócio é trabalho duro que sustenta milhares de famílias brasileiras. Não vamos permitir que interesses externos ditem as regras da nossa produção”, argumentou. Segundo Cristiane, “desde a década de 70 não houve avanço na regularização fundiária. E a senhora, ministra, na posição que ocupa, poderia ser a responsável por essa mudança”, completou. Os “interesses externos” que a deputada Cristiane destacou, são as ações das ONGs internacionais, e também brasileiras, que se adonaram da Amazônia na defesa de interesses externos, não pela preservação da floresta, como pregam, mas pelo subsolo rico em ouro, diamante, cassiterita, lítio, etc., como sempre alertamos pela coluna. Os países que mandam na Amazônia brasileira em razão das ONGs, não têm um metro quadrado de mata nativa. O que eles têm de verde é reflorestamento.
Medula – O garotinho Davi Lucas, filho de um colega de trabalho na área de jornalismo, precisa de um doador de medula para poder ter uma vida saudável, viver. A campanha para doação de medula não é somente para ele, mas para muitos que necessitam de ajuda. Doar medula óssea é uma atitude simples para quem doa, mas de enorme importância para quem recebe. É uma nova chance de viver. E o Davi espera por esse ato de caridade, amor ao próximo. A cura nem sempre está nos hospitais, médicos, medicamentos, mas na mão de uma pessoa generosa, que em muitos casos, nem tem conhecimento que pode salvar a vida de alguém que não conhece, não sabe quem é. Mas quem recebe, sabe, porque ganha o direito de viver. Ajude o Davi doando medula, que em nada afetará o seu dia-a-dia, mas quem recebe terá a certeza da vida.
Respigo
No sábado (5) ocorrerá a abertura da Expojipa (9 a 13/07), em Ji-Paraná com a Cavalgada e Queima do Alho. A cavalgada terá início às 9h com largada no 1º Distrito com um percurso de 5 km até o Parque de Exposições Hermínio Victorelli no segundo distrito +++ No final do percurso teremos a Queima do Alho “Laerte Gomes”, e apresentação da dupla Delley & Dorivan. Prémios de R$ 5 mil para a maior comitiva e de 20 passaportes para a segunda, todas às noites e palestras técnicas +++ Hoje (04) jogam pelo Mundial de Clubes que está sendo realizado nos Estados Unidos Fluminense e Al-Hilal, às 14h, pelas quartas de final. Palmeiras e Chelsea se enfrentam à noite, às 20h +++ As partidas são decisivas e os vencedores se classificam para a fase seguinte. Em caso de empate no tempo normal dos jogos, teremos prorrogação e, se necessário, pênaltis +++ Palmeiras e Fluminense foram os dois clubes brasileiros que chegaram às oitavas de final. Flamengo e Botafogo voltaram para casa mais cedo.
URL: https://rondoniadinamica/noticias/2025/07/ministerio-publico-recebe-projeto-da-reforma-administrativa-de-porto-velho-deputada-critica-inercia-da-ministra-marina-silva-ajude-o-david-doando-medula-,221174.shtml