Vilhena sedia Portal do Agronegócio, Maurão e Acir fortalecem pré-candidaturas ao governo, altos e baixos da saúde pública na capital

 

Agronegócio – O 2ª Portal do Agronegócio de Vilhena, promoção da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (ACIV) (9 a 12 de agosto) também terá participação de municípios do Mato Grosso. Uma comitiva da ACIV já percorre o Estado e também o vizinho Mato Grosso e a previsão e de sucesso maior que o primeiro evento. Participarão empresas dos segmentos agroindustriais e produtivo. Palestras e apresentação de tecnologia de ponta fazem parte da programação do Portal. O espaço, antes restrito à área da sede social da ACIV, agora terá toda a área adjacente da Universidade Federal de Rondônia-Unir praticamente dobrando.

Saúde – Uma dos setores da administração pública de Porto Velho que apresentou melhoras é a de saúde. Na administração Mauro Nazif (PSB) o ex-vereador Macário Barros iniciou como titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e terminou com Domingos Sávio. Se com Macário o segmento esteve sempre “doente” no período de Sávio não saiu da UTI. O atual secretário Alexandre Porto, aos poucos vem colocando a saúde pública municipal em ordem, mas ainda há um longo caminho até o mínimo necessário, pois quem necessita do serviço é o povo pobre, carente.

Conselho – A saúde pública de Porto Velho só não esta melhor em grande parte a inércia do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O presidente João Aramayo da Silva nunca cobrou, por exemplo, da administração anterior (prefeito Mauro Nazif) eficiência e competência nos postos de saúde, UPAs e Pronto Atendimento Ana Adelaide, que era exemplo de eficiência no mandato do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT). No período Domingos Sávio o atendimento sempre foi ruim e faltavam medicamentos básicos como dipirona e aspirina, além da gaze, algodão e seringas. Hoje a saúde pública da capital está bem melhor, mas se dependesse do CMS...

Governador – Rondônia já tem dois nomes confirmados como pré-candidato à sucessão do governador Confúcio Moura (PMDB), para as eleições de 2018. Um deles Acir Gurgacz, do PDT, que anunciou que é pré-candidato em recente encontro regional do partido. O segundo o deputado Maurão de Carvalho, do PMDB, presidente da Assembleia Legislativa (Ale). São duas lideranças políticas de ações diferenciadas. Acir tem em mãos jornal, rádios, TV, site e empresas de porte em vários segmentos. O senador Acir, ainda, não botou o pé na estrada, o que deverá ocorrer, após o recesso parlamentar.

Governador II – Já Maurão é um político experiente, com vários mandatos de deputado estadual, ex-prefeito de Ministro Andreazza, tem a força do Poder Legislativo estadual e do PMDB, maior partido do país e de maior representatividade na Ale, com seis deputados. Maurão está aproveitando o recesso parlamentar e percorre o Estado visitando lideranças, órgãos de comunicação e fortalecendo a sua pré-candidatura, que será anunciada oficialmente em encontro regional do partido como anunciou recentemente o presidente do diretório estadual, suplente de senador Tomás Correia.

Respigo

A atuação da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho foi citada acima devido ao trabalho ter melhorado muito, se comparado a administração anterior. Mas não se pode elogiar +++ Uma pessoa que tinha solicitado agendamento de um exame ginecológico recebeu telefonema na sexta-feira (7) e na manhã de hoje (11) avisando que o procedimento seria nesta terça-feira às 12h30 no pronto atendimento Ana Adelaide, da capital. Comunicou o chefe do escritório onde trabalha e foi realizar o exame +++ Por volta das 13h40 falamos com a pessoa que estava no local desde as 12h e o médico não havia chegado. O titular da pasta de Saúde do município Alexandre Porto, deve tomar as devidas providências, pois a consulta tinha horário pré-determinado +++ O tempo seco devido à falta de chuvas está provocando aumento de doenças respiratórias nas pessoas. Os mais atingidos com o excesso de poeira são as crianças, idosos e realmente há vários dias não chove em nenhum ponto do Estado.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também