Vara do Trabalho de Rolim de Moura integra Ações de Cidadania na Semana Nacional da Conciliação

Vara do Trabalho de Rolim de Moura integra Ações de Cidadania na Semana Nacional da Conciliação

A Vara do Trabalho de Rolim de Moura integrou, durante a XIII Semana de Conciliação, de 5 a 9 de novembro, ações de cidadania com os programas de responsabilidade social "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho Solidária". As ações tiveram a participação de acadêmicos de direito da Faculdade de Rolim de Moura e da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura.

A Semana Nacional de Conciliação, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça em esforço concentrado com todos os Tribunais do país, tem como objetivo a resolução do maior número de processos possíveis pela via da conciliação e mediação.

Em Rolim de Moura, a Vara do Trabalho que tem jurisdição também nos municípios de Nova Brasilândia d'Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Santa Luzia d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta d'Oeste, conseguiu realizar mais de 48% de conciliação nos processos incluídos na pauta de audiência, alcançando um valor de R$ 292.352,59. Desses processos, na fase conhecimento a conciliação foi de 46,41% e na execução de 66,67%.

Ações de Cidadania

A Vara do Trabalho, ainda no decorrer da Semana Nacional de Conciliação, sob a coordenação do  Juiz do Trabalho José Roberto Coelho Mendes Junior, titular da unidade, desenvolveu os programas de responsabilidade social "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" e "Justiça do Trabalho Solidária".  Destacando a importância dos programas sociais desenvolvidos que integram o projeto estratégico TRT 14 Cidadania, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, o magistrado enfatizou a possibilidade de maior interação e estreitamento de laços com a sociedade.

No programa "Justiça do Trabalho de Portas Abertas" quatro turmas de acadêmicos de direito da Faculdade Rolim de Moura - FAROL visitaram a Vara do Trabalho, onde receberam orientações sobre processo e direito do trabalho. Além dos servidores da secretaria que falaram sobre os trabalhos desenvolvidos desde o ajuizamento da ação até a decisão final de mérito, ainda tiveram orientações sobre o trabalho pericial técnico, apresentada pelo perito Adalberto Braga de Carvalho.

Na sala de audiências o juiz José Roberto falou aos acadêmicos sobre a solenidade e tirou dúvidas dos estudantes sobre questões relacionados ao processo do trabalho. O programa teve a participação dos servidores Jorge Batista dos Santos, George Gomes da Silva Junior, Sady Cardoso Pinto, José Vieira de Araújo Filho, Ana Gabrielle Ladislau de Sena, Joaquim Camelo Junior e as estagiárias Monalisa de Witt Ardenghy e Larissa Catrinck Campos.

O "Justiça do Trabalho Solidária" foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura em ações. A primeira para atender o Hospital Municipal João Amélio da Silva, que recebeu doação de vinte colchões hospitalares para garantir o funcionamento de leitos que estavam  sem utilização pela unidade de saúde. A segunda, com destinação de recursos oriundos de conta centralizadora de condenações, para atender a Campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata, desenvolvida nas unidades de saúde Centro Norte, Cidade Alta,Jardim Tropical, Nova Estrela, Albert Sabin e Planalto, de Rolim de Moura. 

Autor / Fonte: Assessoria

Comentários

Leia Também