Secretários regionais de Governo visitam Viveiro municipal de Ouro Preto do Oeste

Secretários regionais de Governo visitam Viveiro municipal de Ouro Preto do Oeste

 A secretaria Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira liderou a comitiva que visitou o Viveiro municipal de Ouro Preto do Oeste na última sexta-feira (19). No local os 10 secretários regionais de Governo foram recebidos pelo prefeito Vagno Gonçalves Barros, secretária municipal de Agricultura Angelina Xavier, responsável pelo departamento do Meio Ambiente municipal Braz Paganine, todos puderam conhecer “in loco”, o viveiro que é uma referência em produção de mudas de café e cacau clonais além de várias essências florestais tudo devidamente certificados pelos órgãos responsáveis.

A secretária de Governo Maria Araújo explicou que o mote Projeto de Expansão de Mudas do viveiro Municipal de Ouro Preto do Oeste, projeto este que envolve Governo do Estado, CEPLAC, Embrapa e prefeitura e tem como objetivo de fortalecer o setor produtivo visando o desenvolvimento sócio econômico, com a diversidade da lavoura e melhores fontes de renda ao homem do campo, bem como recuperação de matas ciliares nas propriedades rurais onde há necessidade de reflorestamento preservando as APP’s (Área de Preservação) e ARL’s (Área de Reserva Legal).

Atualmente o viveiro municipal que funciona dentro das normas técnicas e sanitárias exigidas possui algo em torno de 18 mil mudas de cacau clonal em sacolinhas e 9 mil mudas em tubetes (Recipiente utilizado para a produção de plantas em viveiro) e 12 mil mudas de essências florestais e frutíferas e 30 mil tubetes de café clonal. A secretaria asseverou que os reeducandos que estão trabalhando no Viveiro municipal passaram por capacitação “Produção de Mudas e Enxertia de Cacau e Café”, com informações teóricas e práticas ministradas pelos técnicos da Ceplac através da estação experimental local e Embrapa campo experimental de Ouro Preto do Oeste considerado uma referência na produção de mudas de café a exemplo do espécie BRS Ouro Preto reconhecido nacionalmente.

Para o prefeito Vagno Goncalves a parceria da prefeitura com o governo do Estado só tende a ser fortalecida em razão do projeto estar sendo realizado dentro do planejado que tem o foco no fator renda e valor. O prefeito lembrou que a Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, através da secretária Maria Araújo tem sido uma mão amiga neste projeto que visa a revitalização das culturas do café e do cacau. Estiveram presentes ainda o economista da Sepog Natan Oliveira, Marcos Rodrigo Gomes da Silva coordenador da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a engenheira agrônoma Vaneide Araujo de Souza Rudnick.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo

Comentários

Leia Também