Produtores rurais de Vilhena recebem mudas de café clonal

 A expansão do café em Rondônia, a qualidade do fruto e a probabilidade de um bom negócio e de lucro certo, tem chamado atenção de muita gente, desde o produtor da agricultura familiar aos grandes fazendeiros, como o seu Azuil Pacheco, proprietário da fazenda Laço Aberto que participou da solenidade de entrega das mudas de café clonal para buscar mais informações junto aos técnicos e produtores que já aderiam a cafeicultura em Vilhena.

Os produtores da agricultura Familiar do município de Vilhena receberam do Governo do Estado mudas de café clonal na tarde de sexta-feira (26), em um evento organizado pela prefeitura e a Emater-RO no antigo prédio do verdurão.

Pacheco disse que está encantado com as roças de café clonal que conheceu, e com a capacidade de produção. ‘Saio daqui na certeza que essa cultura é um bom negócio e que não posso esperar mais para começar a minha roça de café. Vou comprar a mudas e plantar.”, enfatiza o fazendeiro.

Ao todo, foram entregues 85 mil unidades, destas 42 mil foram destinadas às 40 famílias instaladas na Agrovila Renascer, na RO-399 que tem como missão recuperar a área de 404 hectares, e em sistema coletivo vão trabalhar parte dessa área  com o café.

Evandro Padovani, secretário da Seagri, atribui o fortalecimento do setor produtivo ao empenho do governador, Confúcio Moura em incentivar e apoiar o produtor da agricultura familiar na inclusão de melhoramento genético, animal e vegetal, a exemplo do programa “Plante café”  que até março fecha o ciclo de entrega de 3.750 milhões de mudas de café clonal  em 36 municípios do Estado, e a aquisição de mais 4 milhões de clones  para ser entregue em 2018.

Visando corrigir um hectare de terra das propriedades da agricultura familiar o governo também implantou o programa  Mais Calcário que distribuiu mais de 52 mil toneladas, atendendo a todos os  municípios.

Padovani destacou  investimento do governo estadual na  capacitação dos técnicos e extensionistas da  (Emater-RO), para  melhor atender aos pequenos produtores,   como também a profissionalização dos pequenos agricultores.

Outros fatores importantes ressaltado por Padovani foram as ações do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), que visam manter a malha viária estadual em bom estado, o que permite a circulação de veículos durante o ano todo, e com isso garante o escoamento da produção nos quatro cantos de Rondônia.

O programa de verticalização da Lavoura, “Plante Mais” é desenvolvido pelo governo do estado por meio da Seagri em parceria com a Suder em conjunto com a Câmara setorial do Café, Embrapa, Emater, Idaron, Sebrae, Senai, Senar, universidades, Mapa, bancos oficiai e Federação e Comissão de Agricultura e Assembleia Legislativa.

O evento contou com a presença da prefeita de Vilhena, Rosangela Donadon, deputado Luizinho Goiebel, os vereadores Rafael Mazieiro e Adillson Oliveira, presidente da Câmara de vereadores, secretários municipais, representantes das associações rurais .

Autor / Fonte: Suelly David

Comentários

Leia Também