Pretendentes à adoção são capacitados na comarca

Pretendentes à adoção são capacitados na comarca

O Tribunal de Justiça de Rondônia, por intermédio do Núcleo Psicossocial da Comarca de São Francisco do Guaporé, promoveu o 3º curso para pretendentes à adoção de crianças entre os dias 17 e 23 de abril. Com o objetivo de instruir, capacitar e preparar os pretendentes sobre os aspectos jurídicos, sociais e psicológicos da adoção, a capacitação contou com a participação de oito pretendentes à adoção, sendo dois da comarca de Costa Marques.

Vários temas relacionados à adoção foram abordados, tais como as reflexões: motivos da entrega, mitos e preconceitos, gestação emocional, filho real x filho idealizado, importância do estágio de convivência para a construção de vínculos, expectativas de pretendentes e crianças, revelação, história de vida, devolução, trâmite processual e esclarecimentos sobre o Cadastro Nacional de Adoção.

O curso foi organizado pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do Núcleo Psicossocial da comarca de São Francisco do Guaporé, composta pelo assistente social Alessandro Lauriano e pelo psicólogo Everaldo Fornelli.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90) prevê a obrigatoriedade na participação em programa de preparação à adoção para aqueles que pretendem se habilitar e ser colocado no Cadastro Nacional de Adoção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Autor / Fonte: TJ-RO

Comentários

Leia Também