Placas de sinalização são alvos de vândalos

Placas de sinalização são alvos de vândalos

Todos os dias a Autarquia Municipal de Trânsito de Ji-Paraná (AMT) recebe notificações de moradores solicitando manutenção ou a substituição de placas de sinalização de trânsito na cidade. 

Somente neste inicio de ano já foram substituídas 60 placas quebradas. A maioria dos danos à sinalização são praticados por atos de vandalismo.

Segundo dados da AMT,  do total de placas substituídas este ano, apenas 15 foram danificados por acidentes de trânsito, todo o restante foram quebradas por vândalos. Os ataques ocorrem com maior frequência nos finais de semana.

Para o presidente da AMT, Paulo Moura, o aumento deste tipo de delitos pede uma mobilização também da população. “Pedimos o apoio da população para denunciar casos como esses. A falta de uma placa pode causar um acidente grave. Além disto, o município acaba gastando muito com a manutenção destes equipamentos”.

Conforme explicou Paulo Moura, a Autarquia possui uma equipe para realizar a manutenção e os reparos necessários nas placas.

Os servidores fazem a pintura, substituição da base de aço ou madeira e recorte das peças de alumínio. Apenas o adesivo refletivo especial é comprado.

“Todo esse trabalho gera um custo para os cofres públicos. Se levarmos em conta o gasto com combustível, com os servidores e com o material para fabricação: uma placa simples chega ao valor de R$ 140. Se for uma placa com material especial refletivo, o custo sobre para R$ 160. O prejuízo com esse dano ao patrimônio é todo município”, especificou Paulo.

Autor / Fonte: Site Rul

Comentários

Leia Também