Perigo – Alunos e professores da Escola João Bento da Costa convivem há mais de um ano com barulheira de máquinas e poeira

Porto Velho, RO – O Rondônia Dinâmica foi contatado por uma professora da Escola Estadual João Bento da Costa (JBC), situada no Bairro Jardim Eldorado, Zona Sul da Capital.

A educadora não quis se identificar, mas enviou fotografias mostrando, segundo ela, como tem sido a rotina no educandário em todo o ano de 2018 por conta de “obras que nunca terminam”.

Nos últimos anos, o JBC figurou, em média, entre as cinco melhores escolas públicas do Estado levando em conta a performance de seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Canteiro de obras, barulheira e poeira

A professora relatou que tanto os alunos quanto os profissionais a serviço do educandário estão sujeitos à barulheira insuportável advinda de uma “obra que nunca termina”.

Mas o problema não são apenas os ruídos e a poluição sonora incessante que atrapalham as aulas e o aprendizado.

“Foi assim de janeiro a dezembro, uma lástima”, pontuou. E acrescentou que, durante o ano inteiro, ela, os demais professores e também os alunos respiraram o pó danoso de construção civil, altamente prejudicial à saúde, especialmente aos pulmões.

Ainda segundo a educadora, nunca houve inspeção técnica na obra ou qualquer outro tipo de fiscalização.

“Estamos trabalhando sob essas condições desumanas. Não tem condições. O ambiente é totalmente insalubre. Vamos adoecer diante dessa barbárie. Alguém precisa fazer algo. Mas quem?”, questionou.

A professora espera, com a exposição da situação, mostrar aos pais e às mães dos alunos a situação de risco em que seus filhos se encontram, mas também chamar a atenção dos representantes do Ministério Público (MP/RO) a fim de que as medidas necessárias sejam tomadas o quanto antes.

“Precisamos de uma intervenção urgente no João Bento da Costa antes que seja tarde. Quando nós adoecermos, quem será responsabilizado por isso?”, concluiu.

Confira as imagens do local

 

 

 

Autor / Fonte: Rondoniadinamica

Comentários

Leia Também