Órgãos públicos define cronograma de atividades para distribuição de mudas, capacitação e visitas técnicas

Órgãos públicos define cronograma de atividades para distribuição de mudas, capacitação e visitas técnicas

Reunidos no auditório da Secretaria Executiva Regional de Governo, representantes do Governo do Estado, Emater/RO, Idaron, Ceplac, Embrapa e prefeitura de Ouro Preto do Oeste definiram um cronograma de atividades para a distribuição de mudas, visitas técnicas nas propriedades e capacitação dos agricultores. A reunião foi conduzida pela secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira que detalhou todo o mote do projeto de expansão de produção de mudas do viveiro municipal e em seguida foi aberto espaço para que as ações sejam aliadas em comum acordo o que dar amplitude no referido projeto que é uma referência em modelo de sustentabilidade econômica e ambiental.

Em sua explanação a secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira disse que o projeto visa expandir a capacidade de produção de 100 mil mudas para 200 mil mudas no Viveiro Municipal de Ouro Preto do Oeste, sendo: Essências Florestais e frutíferas, café clonal, cacau clonal e seminal, para atender de forma completa as famílias que estão na chamada Pública do Café e outras demandas. E tem como objetivo de fortalecer o setor produtivo visando o desenvolvimento sócio econômico, com a diversidade da lavoura e melhores fontes de renda ao homem do campo, bem como recuperação de matas ciliares nas propriedades rurais onde há necessidade de reflorestamento preservando as APP’s (Área de Preservação) e ARL’s (Área de Reserva Legal).

Atualmente o viveiro municipal que funciona dentro das normas técnicas e sanitárias exigidas possui algo em torno de 18 mil mudas de cacau clonal em sacolinhas e 9 mil mudas em tubetes (Recipiente utilizado para a produção de plantas em viveiro) e 12 mil mudas de essências florestais e frutíferas e 30 mil tubetes de café clonal.

Ficou pontado que a parte da Embrapa para o mês de dezembro próximo será uma capacitação feita pelos técnicos da empresa de pesquisa direcionada aos reeducando que estão trabalhando no viveiro municipal e em seguida haverá uma visita técnica ao Campo Experimental de Ouro Preto do Oeste e na propriedade rural do Senhor Antônio Augustinho localizada na RO 470 km 04 e Ceplac terá uma intensa agenda já no mês de novembro próximo  com visitas a Estação Experimental de Ouro Preto do Oeste e no Centro de Treinamento da Emater/RO localizado no KM 22 da BR 364 sentido Ouro Preto do Oeste à Ji-Paraná e na propriedade rural do reconhecido produtor de cacau, Cláudio Coimbra localizado no Distrito de Santa Cruz da Serra município de Jaru e capacitação para os reeducandos com o foco em clonagem de cacau, já no mês de dezembro está programa uma visita técnica na propriedade de André Luiz Vicente localizada no Projeto de Assentamento Palmares, gleba 05, lote 14, Município de Nova União. André possui uma Chácara de apenas 2.5 hectares, sua amostra de cacau agroecológico desponta entre os melhores cacaus do Brasil e do Mundo. Sua classificação ficou definida pelos melhores profissionais do Brasil como um Cacau superior com excelência tipo 1 prêmio alcançado recentemente na cidade de Ilhéus, Bahia por ocasião da realização do IX Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento gastronômico dos mais importantes do país. Nos meses de janeiro e fevereiro os técnicos da Ceplac irão capacitar os produtores na parte teórica e pratica.

Ficou pontado ainda que a distribuição de mudas ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro com as datas ainda para serem definidas. Participaram da reunião o engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano (Embrapa), os técnicos Percival Santos de Oliveira e Antônio Almeida (Ceplac), médico veterinário Vinicius Cruz (Emater/RO), engenheiro agrônomo Jean Ramos (Idaron), Angelina Xavier e Braz Paganini (Prefeitura de Ouro Preto do Oeste). Ao final da reunião a secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira asseverou que o resultado fi bastante produtivo e serviu para dirimir as dúvidas existentes e ao mesmo tempo foi a oportunidade de todos ali presentes colocarem suas ideias para serem debatidas permeando por uma política pública eficaz e com fator positivo a exemplo do que é este projeto colocado em execução.

Autor / Fonte: Alexandre Araujo/Secom

Comentários

Leia Também