Mundo não acabou no dia 23, mas para o ALTO MADEIRA finda domingo

 Um dos matutinos mais antigos do Brasil deixará de circular, após completar 100 anos

Ter em mãos um exemplar de um dos matutinos do País com mais de 100 anos de circulação é um privilégio de poucos. Já com o último exemplar do jornal ALTO MADEIRA é uma ação que jamais gostaria de exercer. Infelizmente é a realidade. A edição nº (...)a última de um dos jornais mais antigos do Brasil, fundado por Assis Chateaubriand, após décadas é uma constatação triste, melancólica. Saudades dos bons tempos da força e da importância do jornalismo impresso.

A caminhada dos irmãos Euro e Luiz Tourinho no jornalismo está chegando ao fim. Para Luiz um pouco antes, pois nos deixou em seguida ao jornal completar 100 anos. Para o imortal editor, João Tavares, que nos deixou na última quarta-feira (27) aos 83 anos também. Fica o Senhor Euro que terá a responsabilidade de desligar o interruptor.

O momento (econômico-social) é muito difícil para a população brasileira, em especial a de Rondônia, do Norte do País. Muito mais para o Senhor Euro, hoje, bem perto dos 100 anos de vida. Passou por momentos difíceis: a morte da esposa Maria Kang em março último e recentemente do irmão Luiz. Hoje a de um dos grandes amores o ALTO MADEIRA, onde ele viveu a maior parte da sua vida.

A tristeza é maior, porque durante a semana nenhum dos Poderes se manifestou sobre a paralisação de um dos sustentáculos da informação no Estado. O AM fecha as portas e com elas muito da luta de um povo trabalhador, de um Estado ainda em desenvolvimento, que teve no jornal um dos suportes, para conseguir a emancipação e hoje abrigar mais de 1,8 milhão de pessoas.

O fechamento de um jornal importante como o AM não prejudica, apenas seus funcionários e familiares. Também a democracia, o processo político-social na luta pela melhoria da qualidade de vida da população sofre um rude golpe sem a importante bandeira na defesa dos direitos do povo.

Com a mente quase travada pela amargura, resta dizer: Obrigado, muito obrigado AM, pelo muito que fez para o povo da pujante Rondônia, onde o Céu é sempre azul e a vida se engalana.

Faltam energia elétrica e água em Machadinho, disputa pelo Senado promete ser acirrada, Bosco também é pré-candidato

Machadinho – O município enfrenta dois problemas graves que refletem diretamente na população: a inconstância no fornecimento de energia elétrica e distribuição de água potável. Sobre a energia elétrica o assunto foi abordado na coluna de ontem (29). A empresa responsável pela distribuição a Rovema, não atende os anseios da população com constantes cortes e sérios prejuízos à população. Sem energia também falta água. O deputado Ezequiel Júnior (Sem Partido) criticou a situação e argumentou que “falta água, porque as bombas não funcionam em razão da carência de energia elétrica”.

Senado – Além de Valdir Raupp (PMDB-RO) que deverá candidatar-se à reeleição, mais alguns nomes estão sendo colocados a público para disputar as duas vagas ao Senado, nas eleições de 2018. O PCdoB tem o professor Francisco Pantera como pré-candidato e o advogado Caetano Neto, presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania de Rondônia, ainda, sem partido são pré-candidatos ao Senado.

Senado II – O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) também é citado como provável candidato ao Senado, mas não se manifestou publicamente. O ex-senador Expedito Neto (PSDB) será candidato, falta se definir entre o governo do Estado ou o Senado. Outro nome citado como pré-candidato é do ex-vereador de Porto Velho, advogado Bosco da Federal. Ficha limpa e reconhecido como pessoa do bem, Bosco é um nome que poderá ganhar espaço com a definição dos candidatos, após as convenções partidárias. Nas eleições de 2016, quando disputou a vereança na capital Bosco estava no PSDC.

Respigo

Agradecemos o leitor Toninho Cardoso. Ele está correto quando diz que o dia da Padroeira de Porto Velho, Nossa Senhora da Conceição não é 2 de outubro como foi publicado na coluna de quarta-feira (27) +++ O Dia da Padroeira comemora-se em 24 de maio. Na segunda-feira (2) estará sendo comemorado o dia da criação do município +++ A Ação Paramaçônica Juvenil e a Ordem DeMolay promoverão no sábado (30) na Loja Maçônica União e Perceverança de Porto Velho palestras temáticas sobre suicídio, abordando os conteúdos Sexualidade e Suicídio, Violências e Traumas, Doenças Mentais e Transtornos Psicológicos. As palestras serão ministradas por pessoas especializadas nos temas a partir das 16h.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Comentários

Leia Também