Moradores da Reserva Rio Madeira B se comprometem a cuidar da área

Moradores da Reserva Rio Madeira B se comprometem a cuidar da área

 Em busca de uma saída para as famílias que residem na região da Reserva Estadual de Rendimento Sustentável do Rio Madeira “B”, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB) e o deputado Ribamar Araújo (PR), se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Vilson de Sales, o deputado federal Lindomar Garçom (PRB), além de moradores da área.

Após ter sido firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre o Ministério Público, a Sedam e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), as famílias começaram a ser despejadas, o que gerou um clima de incertezas e de revolta.

No encontro, os deputados voltaram a defender que quem reside e retira da terra o seu sustento, possa continuar na área. "Quem tem apenas um barraco lá, mas não mora e nem trabalha lá, que seja retirado. Mas, àquelas famílias que sobrevivem do plantio de pequenas culturas, possam continuar", disse Maurão.

Os moradores disseram que no local não há grandes plantações e nem criação de gado, que geram muito impacto e precisa de grandes áreas desmatadas. Eles também se comprometeram em manter as áreas de florestas intactas, se limitando ao plantio de lavouras nos locais já abertos.

O secretário da Sedam ouviu atentamente as reivindicações, mas lembrou que ele precisa seguir as leis ambientais, que são rigorosas, além de existir um TAC, que tem que ser levado em conta.

Autor / Fonte: Eranildo Costa Luna

Comentários

Leia Também