Jerico – Há tempo que a Corrida Internacional do Jerico, realizada em Alto Paraíso deixou de ser uma atração de peso na área esportiva do Estado. Em parte devido à “profissionalização” da festa, que foi criada para divertir a população, pois os moradores da área rural criaram o jerico, um misto de trator e caminhão a custo baixo, mas de rendimento eficiente. A festa não foi realizada em alguns anos, porque a cidade era invadida nos dias do evento criando sérios problemas sociais devido a bebedeiras e liberalidade desenfreada do sexo. A festa voltou, porém mais comedida, o que é bom para os moradores.
Governador – Rondônia já tem mais um pré-candidato na disputa pelo governo do Estado, nas eleições do próximo ano. O senador e presidente do diretório regional do PDT, Acir Gurgacz reuniu os filiados do partido e convidados no último sábado (25) em Ji-Paraná, para anunciar as propostas do partido para as eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). O deputado estadual Saulo Moreira, de Ariquemes, membro do partido, disse estar muito feliz com a “confirmação da pré-candidatura do nosso senador Acir Gurgacz para o governo do Estado”. O presidente da Ale, Maurão de Carvalho é o pré-candidato do PMDB.
Ipam – A situação do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais-Ipam, de Porto Velho há tempo não é das melhores. No início do ano os vereadores aprovaram lei garantindo assistência do Ipam, apenas aos servidores estatutários, mas por apenas 90 dias. Um erro que deverá ser corrigido. Na última semana em encontro com os servidores, Hildon disse que pretende manter o atendimento, apenas para os estatutários, que a garantia da aposentadoria está “sob controle”, e que o problema maior é o Ipam Saúde.
Ipam II – A crise do instituto não está limitada apenas no atendimento no setor de saúde, mas relacionada a área. O polêmico presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), o sindicalista Raimundo Nonato Soares há tempo denuncia irregularidades no Ipam. Os ex-prefeitos Roberto Sobrinho (PT), que teve dois mandatos seguidos e Mauro Nazif (PSB) não conseguiram por incompetência ou negligência resolver as irregularidades denunciadas no Ipam. Raimundo Nonato denunciou várias vezes, inclusive com servidores recebendo salários em duplicidade. Agora diz que vai pedir auditoria no Fundo de Assistência Médica do instituto. Aí tem...
BR 364 – Nas últimas semanas o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) tem percorrido vários municípios do interior mantendo contatos com lideranças políticas e empresariais. Na última semana, em Vilhena voltou a afirmar que é contra a reforma da previdência, da maneira que o governo federal propõe e que está empenhado diuturnamente na restauração e posterior duplicação da BR 364. A rodovia é fundamental para a economia de Rondônia e do Sul do Mato Grosso, que exportam a produção da soja pelo porto graneleiro de Porto Velho.
Respigo
O Departamento de Obras do município de Porto Velho retomou os trabalhos de tapa-buracos, pelo menos na área central da cidade. Boa parte da Avenida Pinheiro Machado teve os buracos fechados pela equipe +++ Há dias estamos denunciando que os buracos estão maiores a cada dia na Rua Rafael Vaz e Silva entre as Avenidas Amazonas e Imigrantes. Há pontos críticos como no cruzamento da Rafael Vaz com a Calama com buracos enormes +++ Quem está na capital desde as primeiras horas da manhã é o jornalista e advogado de Vilhena, Dimas Ferreira esteve na Assembleia Legislativa (Ale) e no governo do Estado tratando de assuntos relacionados ao seu jornal, “Folha do Sul”, que circula semanalmente no Cone Sul +++ O empresário e ex-prefeito de Cacoal, Divino Cardoso, está distante das ações políticas em seu município. Pela importância da sua liderança política não teria muitas dificuldades de disputar uma das duas vagas ao Senado em 2018 e com amplas chances de sucesso.
Autor / Fonte: Waldir Costa/ Rondoniadinamica
Comentários